2019-09-102019-09-102018-08ROSA, Cleudes Maria Tavares. Breve reflexão: educação, autoritarismo e violência sob a análise da teoria crítica Frankfurtiana. Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 515-528, maio/ago. 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/52493/26807.e- 1981-8416http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/18111Starting from the critical frankfurtian theory, especially in Adorno and Horkheimer, the present article discusses how the relation between autoritarism and violence implies symbiosis in its manifestation, demonstrated the presence of both in contemporaneity, in which the subjective and objective aspects of them are entwined and present in the administered society. Investigate the possibility of reaching alternatives to escape from this barbarism by way of education and human formation.El presiente artículo discurre La partir de La teoria crítica frankfurtiana, em específico Adorno e Horkheimer, como larelación distinguida por El autoritarismo y La violência implica simbiosis em La manifestación, probadala presencia em ambos em lacontemporanedad em lo que El aspectos subjetivos e objetivos de essas sónentrelazados y acuales em lasociedadconducida. Indaga lapossibilitad de ser alcanzadoel cambio para elescabulirsela barbárie por loscamiños de laeducación y por laformación humana.porAcesso AbertoAutoritarismoViolênciaEducaçãoFormação humanaAutoritarismViolenceEducationHuman formationEducaciónFormación humanaBreve reflexão: educação, autoritarismo e violência sob a análise da teoria crítica frankfurtianaBrief reflection: education, autoritarism and violence under the analysis of the frankfurtiana critical theoryBreve analisis: educacion, autoritarismo y laviolencia una analisys sob lateoria critica frankfurtianaArtigo10.5216/ia.v43i2.52493