2019-06-132019-06-131998-03LOPES, Carmen Luci R.; BARBOSA, Maria Alves; TEIXEIRA, Maria Eunice M.; COELHO, Renata Benevides. A comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologias. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 51, n. 1, p. 53-62, jan./mar. 1998.e- 1984-0446http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17657Estudo descritivo exploratório com abordagem quanti-qualitativa realizado em unidades das redes pública e privada localizadas em Goiânia-Go., nos meses de agosto e setembro de 1997 com objetivos de averiguar o entendimento dos clientes a respeito da comunicação dos profissionais que executam os exames de alta tecnologia e detectar junto ao cliente a existência de orientação sobre o exame a ser realizado e o que sentem durante a realização destes. A população constitui-se de clientes de ambos os sexos que se submeteram a exames diagnósticos de alta tecnologia. Os dados foram coletados pelas pesquisadoras e auxiliares de pesquisa, mediante entrevista semi-estruturada entre os clientes sujeitos do estudo. Através dos resultados, concluímos que a maioria dos clientes não recebem orientação, deixaram de pedir informações sobre o exame realizado por vários motivos, inclusive receio do desconhecido. A comunicação foi restrita. Medo da dor, do resultado, desconforto foram também relatados.porAcesso AbertoComunicaçãoClientesNovas tecnologiasCommunicotionClientsNew technologlesA comunicação profissional de saúde x cliente diante das novas tecnologiasHealth professional communication x client facing new technologiesLá comunicación profesional de salud x cliente delante de las nuevas tecnologíasArtigo10.1590/S0034-71671998000100005