2013-06-092013-06-092011-07IARA, Renielly Nascimento; CUNHA, Moisés Ferreira da; MACHADO, Camila Araújo. O valor da perpetuidade na avaliação de empresa no Brasil. In: CONGRESSO USP - CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 11., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2011.http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/413A maximização do valor de um negócio constitui-se como meta principal de gestão das empresas. O presente estudo analisa o impacto do valor terminal nos laudos de avaliação sobre o valor da empresa, tendo como objeto de estudo, as Ofertas Públicas de Aquisição de Ações dos anos de 2005 a 2009. A premissa considerada é de que o valor terminal tem maior participação no valor econômico da empresa do que o valor presente do período de projeção explícita, sendo o mesmo, correlacionado com o setor de atuação da empresa e com o período de tempo considerado para as projeções previsíveis. Os testes empíricos realizados com a utilização de estatística descritiva, medidas de tendência não-central e análise de conglomerados onde se esperava que o valor terminal tivesse maior participação percentual no valor econômico estimado para a empresa do que a o valor presente da projeção explícita, o mesmo não compõe a maior parte do valor da empresa avaliada, e ainda, para os setores de construção/transporte e utilidade pública não é possível afirmar uma homogeneidade na avaliação da perpetuidade de suas empresas, e para o período de projeção explícita de dez anos não há discrepâncias no valor terminal de uma empresa para outra.Avaliação de empresasValor terminalOferta pública de açõesO valor da perpetuidade na avaliação de empresas no BrasilArticle