2013-07-292013-07-292011-12MACHADO, M. M. A educação de jovens e adultos no século XXI – da alfabetização ao ensino profissional. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/16713>.e- 1981-8416http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1157v. 36, n. 2, p. 393-412, jul./dez. 2011.Este artigo apresenta uma análise da Educação de Jovens e Adultos, partindo das ações implementadas pelo governo federal para esta modalidade de ensino, no contexto da primeira década do Século XXI. O estudo prioriza o diálogo com ações direcionadas inicialmente para a alfabetização, especialmente o Programa Brasil Alfabetizado, chegando a ações voltadas para educação de jovens e adultos trabalhadores, com foco no Proeja no IFG em Goiânia. O indicativo da análise destas ações e programas é de que há uma ampliação do escopo de propostas para escolarização dos jovens e adultos, não se restringindo ou focalizando apenas em alfabetização, tendendo a buscar uma aproximação entre a educação básica e a educação profissional. Todavia, as iniciativas ainda não se constituem em política pública que envolva a população em larga escala, nem mesmo impactam uma visão, que está no senso comum, da pouca necessidade de escolarização dos jovens e adultos, revelando a falta de consciência da importância de uma cultura letrada no país e da educação como direito de todos. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ This article presents an analysis of Youth and Adult Education, based on Federal Government measures for this type of education in the context of the first decade of the twenty-first century. The study focuses on dialogue with the proposed action initially aimed at promoting literacy, especially the Brazil Literate Program, and moves on to the education of youth and adult workers, with particular emphasis on PROEJA at the Instituto Federal de Goiás in Goiânia. The analysis of these actions and programs would indicate that there has been a broadening of the scope of proposals for the education of young people and adults. It is no longer restricted or focused only on literacy, but tends to bring basic and vocational education closer together. However, the initiatives have not yet become public policies involving people on a large scale, nor have they been any way influential in trying to get rid of a very commonly held view that young people and adults have little need of education. This reveals the country’s lack of awareness of the importance of the right of all to culture and education.pt-BREducação de jovens e adultosPolíticas nacionaisEducação profissionalA educação de jovens e adultos no século XXI – da alfabetização ao ensino profissionalEducation of young people and adults in the XXI century – from literacy to vocational educationArticle