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Tipo do documento: Artigo
Título: Didática da história na Alemanha e no Brasil: considerações sobre o ambiente de surgimento da neu geschichtsdidaktik na Alemanha e os desafios da nova didática da história no Brasil
Título(s) alternativo(s): Historical didactics in Germany and in Brazil: considerations about the context of emergencyof the neu geschichtsdidaktik in Germany and the challenges of the new historical didacticsin Brazil
Didáctica de la historia en la Alemania e en el Brasil: consideraciones sobre el contexto de la aparición de la didáctica de la historia en la Alemania y los desafíos de la nueva didáctica de la historia en Brasil
Autor: Saddi, Rafael
Resumo: Esse artigo visa reconstruir o contexto de surgimento da New Geschichtsdidaktik na Alemanha Ocidental e os desafios da nova didática da história no Brasil. Para tanto, ele analisa o conflito de geração na sociedade alemã do pós-guerra, a crise de legitimação da história, o surgimento da nova didática da história como uma resposta a essa crise e as diferenças entre seus diferentes teóricos. Por último, reflete sobre a influência da didática da história alemã no Brasil, analisando as diferenças entre seus adeptos e o modo como os teóricos brasileiros constroem uma nova didática da história que tenta responder as carências de orientação da nossa própria experiência temporal.
Abstract: This article aims to reconstruct the context of emergency of the historical didactics in Germany and the challenges of the new historical didactics in Brazil. To that end, it analysis the generational conflict in post-war German society, the legitimation crisis of History in the Sixties, the rising of the new historical didactics as an answer to this crisis and the differences between his theoreticians. Finally, it reflects about the influence of the German historical didactics in Brazil, analyzing the differences between his adepts and how the Brazilians theoreticians builds a new historical didactics who tries to answer the needs of orientation of our own experience in time.
Este artículo tiene como objetivo reconstruir el contexto de la aparición de la didáctica de la historia alemana y los desafíos de la nueva didáctica de la historia en Brasil. Para tanto, ello analiza el conflicto generacional en la sociedad alemana del post guerra, los crises de legitimación de la Historia en los años sesenta, el surgimiento de la nueva didáctica de la historia como una respuesta a esos crises y las diferencias entre sus teóricos. Por último, ello reflecte acerca de la influencia de la didáctica de la historia alemana en Brasil, analizando las diferencias entre sus adeptos e como los teóricos brasileños construyen una nueva didáctica de la historia que almeja responder las carencias de orientación de nuestra propia experiencia en el tiempo.
Palavras-chave: Didática da história
Consciência histórica
Rüsen
Historical didactics
Historical consciousness
Didáctica de la Historia
Conciencia histórica
País: brasil
Instituição: Teresinha Maria Duarte
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Catalão (RC)
Citação: SADDI, Rafael. Didática da história na Alemanha e no Brasil: considerações sobre o ambiente de surgimento da neu geschichtsdidaktik na Alemanha e os desafios da nova didática da história no Brasil. Opsis, Goiânia, v. 14, n., p.133-147, jul./dez. 2014. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/Opsis/article/view/30835/18054#.VQyMy47F__E>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/o.v14i2.30835
Identificador do documento: 10.5216/o.v14i2.30835
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11071
Data de publicação: 24-Set-2014
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