Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11074
Tipo do documento: Artigo
Título: Educação histórica: a temática religião na formação da consciência histórica de alunos brasileiros e portugueses
Título(s) alternativo(s): The religion theme in consciousness historical of students brazilian and portuguese
Educación historica: la cuestión del religión em la formación de la conciencia histórica de los estudiantes brasileños y portugués
Autor: Silva, Maria Conceição
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar a temática religião (história das religiões) em narrativas de alunos brasileiros e portugueses, observando as aprendizagens escolares. Foi coletado um conjunto de fontes em escolas públicas de Goiânia (Brasil), Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão (Portugal), nas quais se aplicou a metodologia de pesquisa da Educação histórica que, por sua vez, tem priorizado um tipo de fonte bastante peculiar para observar aspectos importantes narrados pelo aluno como, por exemplo, a sua consciência histórica. Seguindo este percurso investiguei a consciência histórica de alunos, entre 13 e 15 anos, associada à sua vivência social e escolar a respeito da temática Religião ensinada em aulas de História.
Abstract: The objective of this research is to investigate the theme religion (history of religion) in narratives of Brazilian and Portuguese students, observing the school learning. We collected a set of sources in public schools in “Goiania” (“Brasil”), “Braga”, “Guimarães” and “Vila Nova de Famalicão” (“Portugal”), in which it applied the methodology research the in historic education that, in turn, has prioritized a font peculiar in that observe aspects important narrated by the student, for example, their historical consciousness. Following this route I investigated the historical consciousness of students between 13 and 15 years, associated with their social life and school the themes linked the religion in history classes.
El objetivo de este trabajo es investigar la religión tema (historia de las religiones) en las narraciones de los estudiantes brasileños y portugueses, observando el aprendizaje escolar. Hemos recogido una serie de fuentes en las escuelas públicas de «Goiania” (“Brasil”), “Braga”, “Guimarães” y “Vila Nova de Famalicão” (“Portugal”), en la que se aplicó la metodología de la investigación de la educación histórica que, a su vez, ha priorizado un peculiar tipo de letra en que observar aspectos importantes narrados por el estudiante, por ejemplo, su conciencia histórica. Siguiendo esta ruta investigué la conciencia histórica de los estudiantes entre 13 y 15 años, asociados a su vida social y escolar de los temas vinculados a la religión en las clases de historia.
Palavras-chave: Consciência histórica
Religião
Educação histórica
Narrativas
Brasil
Portugal
País: Brasil
Instituição: Teresinha Maria Duarte
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Catalão (RC)
Citação: SILVA, Maria Conceição. Educação histórica: a temática religião na formação da consciência histórica de alunos brasileiros e portugueses. Opsis, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 77-93, jul./dez. 2014. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/Opsis/article/view/30319/18162#.VRGoy_nF__E>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/o.v14i2.30319
Identificador do documento: 10.5216/o.v14i2.30319
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11074
Data de publicação: 9-Dez-2014
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação histórica- a temática religião na formação da consciência histórica de alunos brasileiros e portugueses.pdfArtigo - . Maria Conceição Silva - 2014882,2 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.