Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11133
Tipo do documento: Artigo
Título: A interdisciplinaridade no ensino de ciências humanas e sociais: dos limites às possibilidades
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinarity in the humanities and social teaching: from the limits to the possibilities
Autor: Costa, Vanderlei Balbino da
Resumo: O mundo moderno, globalizado, atual, plural composto de uma avalanche de possibilidades, onde saberes sistematizados ou não, se proliferam pelos diversos espaços sociaisé hoje uma realidade da qual não podemos furtar em aceitar. O estudo sobre interdisciplinaridade no ensino dasCiências Humanas e Sociaisé resultado de uma investigação que fizemos junto aos Projetos Políticos Pedagógicos(PPPs)de algumas escolas públicas de um município do sudoeste goiano. Os objetivos nesse estudo foram: Investigar se os PPPsdas escolas públicas observadas contemplam o conceito de interdisciplinaridade no ensino das Ciências Humanas e Sociais; Analisar se o corpo docente das escolas observadas tem alguma formação inicial e continuada no que concerne o trabalho interdisciplinar no ensino das Ciências Humanas e Sociais; e Conhecer e descrever as razões pedagógicas, pelas quais o ensino dasCiências Humanas e Sociais bem como as ações interdisciplinares ainda são pouco debatidas nas escolas observadas.A metodologia que utilizamos foi àpesquisa qualitativa, ancorada nos pressupostos da observação. Os resultados nos levaram a refletir sobre uma veemente necessidade deseinvestir na formação docente inicial e continuada, no sentido de que os docentes possam atuar de forma interdisciplinar no ensino das Ciências Humanas e Sociais. As conclusões que chegamos são as de que devido o conhecimento ser fragmentado, não há nas escolas um trabalho interdisciplinar no ensino das Ciências Humanas e Sociais, capaz de fazer com que a educação formal, possa ter uma melhor qualidade.
Abstract: The modern world, globalized, current, plural composed of an avalanche of possibilities where knowledge, systematized or not, proliferates in the various social spaces is now a reality which we can not avoid to accept. The study on interdisciplinarity in the teaching of Humanities and Social Sciences is a result of research that has been done with the Political Pedagogical Project (PPP) of some public schools in a southwestern city in Goiás. The objectives of this study were: To investigate whether the observed PPPs public schools includes the concept of interdisciplinarity in the teaching of humanities and social sciences; Analyze if the teachers of the schools surveyed have some initial and continuing education regarding interdisciplinary work in the teaching of humanities and social sciences; and know and describe the educational reasons why the teaching of humanities and social sciences and interdisciplinary actions are still little discussed in the schools. The methodology we used was the qualitative research, based on the assumptions of observation. The results led us to reflect on a vehement need to invest in initial and continuing teacher education, in the sense that teachers can act in an interdisciplinary way in the teaching of humanities and social sciences. The conclusions we reached are that because the knowledge is fragmented, there isn ́t an interdisciplinary work in schools in the teaching of humanities and social sciences able to make the formal education have a better quality.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Educação
Ciências humanas e sociais
Interdisciplinary
Education
Humanities and social sciences
País: brasil
Instituição: José Silvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: COSTA, Vanderlei Balbino da. A interdisciplinaridade no ensino de ciências humanas e sociais: dos limites às possibilidades. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 11, n. 1, 2015. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/ritref/article/view/37279/18893>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11133
Data de publicação: 30-Jun-2015
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Vanderlei Balbino da Costa - 2015.pdfArtigo - Vanderlei Balbino da Costa - 2015228,57 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.