Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11180
Tipo do documento: Artigo
Título: Paradigma educacional: influência para a formação e atuação docente em geografia
Título(s) alternativo(s): Educational paradigm: influence for formation and acting teaching in geography
Paradigma educacional: influencia para la formación docente en geografía
Autor: Oliveira, Suzana Ribeiro Lima
Resumo: O presente trabalho propõe uma análise da influência do paradigma educacional para a formação docente, dando ênfase na formação de um profissional da educação em Geografia baseado nas mudanças e necessidades da sociedade, a partir da discussão de sua importância para a consolidação de uma formação docente focada na construção coletiva e colaborativa do conhecimento. Para a realização deste, foi feita uma pesquisa bibliográfica enfatizando os paradigmas que influenciam a formação docente em educação e sua importância para o ensino de Geografia, e ainda, pesquisa documental em leis e resoluções que regulamentam a formação de professores. O momento atual emerge a necessidade de transição de um modelo de formação docente tradicional, fragmentado, para um modelo emancipador.
Abstract: This paper aims an analysis of influence in educational paradigm for teacher formation, emphasizing on the training of educational professional in Geography based on changes and needs for society, starting discussion of its importance to the establishing of teacher formation focused on a construction of a group to work together with each other aiming the knowledgement. To realize this intention, it was done a bibliography research emphasizing the models that influence the teacher capacitation in education and its appreciate to the teaching of Geography, and there is a documental research based on regulation laws and rules focused in teachers formation, yet. In nowadays, there is a necessity to change the present model of traditional and broken teacher formation in a emancipator paradigm.
El regalo trabajo propone un análisis de la influencia del paradigma educativo para la formación docente, con énfasis en la formación de una educación profesional en Geografía a partir de los cambios y las necesidades de la sociedad, a partir de la discusión de su importancia para la consolidación de una formación docente centrada en la construcción colectivo y colaborativo del conocimiento. En la realización de este, se realizó una investigación bibliográfica destacando los paradigmas que influyen en la formación docente en la educación y su importancia para la enseñanza de la Geografía, y, sin embargo, la investigación documental en leyes y resoluciones que regulan la formación docente. El momento presente surge la necesidad de hacer la transición de un modelo de formación docente tradicional, fragmentado, a un modelo emancipador.
Palavras-chave: Geografia
Formação docente
Paradigma
Geography
Teacher formation
Paradigm
Formación docente
Paradigma
País: brasil
Instituição: João Batista Pereira Cabral
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima. Paradigma educacional: influência para a formação e atuação docente em geografia. Geoambiente On-Line, Jataí, n. 25, jul./dez. 2015. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/index.php?journal=geoambiente&page=article&op=view&path%5B%5D=39410&path%5B%5D=20026>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11180
Data de publicação: 28-Dez-2015
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Suzana Ribeiro Lima Oliveira- 2015.pdfArtigo - Suzana Ribeiro Lima Oliveira- 2015337,19 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.