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Tipo do documento: Artigo
Título: Análise da formação docente a partir do estágio de licenciatura em Psicologia da UFG
Título(s) alternativo(s): Analysis of teachers formation through internship of graduation in Psychology UFG
Autor: Silva, Gervásio De Araújo Marques da
Arantes, Débora Jerônima
Marcelino, Raynara Alves da Silva
Balduino, Jordana de Castro
Resumo: O objetivo do presente relato é analisar a formação docente de quatro licenciandos por meio da experiência de realização do estágio em formação do professor de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), campus Goiânia, que consistiu na elaboração e execução de um curso, com carga horária de 60 horas, destinado à formação continuada das auxiliares educativas dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Goiânia. O estágio supervisionado foi realizado em 2014 e consistiu em dois semestres letivos subsequentes de atividades teóricas e práticas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), o estágio teve como público alvo as auxiliares educativas dos Cmeis de Goiânia. A análise da formação acadêmica/profissional, dos estagiários, se fundamentou na reflexão sobre a relação teoria e prática na educação e nos saberes docentes construídos na e sobre a prática. Dentre os saberes destacamos os apontados por Saviani (1996) como necessários para a formação do professor/educador, que são: o saber atitudinal, o saber crítico-contextual, os saberes específicos, o saber pedagógico e o saber didático-curricular. A abordagem utilizada no estágio e na análise da prática docente foi a pesquisa qualitativa, especificamente a pesquisa-ação, que tem bases empíricas e possibilita compreender e intervir na realidade social. Dentre as questões que se evidenciaram a partir da análise da experiência docente destacaram-se a ampliação da formação acadêmica e profissional dos estagiários, por meio do contato com a realidade da educação e suas complexidades como: reflexão da realidade do campo de intervenção; relação professor-aluno; didática de ensino; transposição didática e metodologias de avaliação da aprendizagem. Evidenciou-se a possibilidade de olhar para o processo de ensinar também como um processo de aprender, através da avaliação da intervenção realizada. Deste modo, apontamos a importância do percurso teórico, dos conhecimentos adquiridos na formação, do contato com a realidade concreta do campo de atuação e também a importância da análise, reflexão e avaliação do processo de formação e prática docente.
Abstract: The objective of this report is to analyze teacher formation of four undergraduates, through the experience of achievement the internship in formation of the professor of psychology at the Faculty of Education of the Federal University of Goiás (FE / UFG) campus Goiânia, which was to draw up and execution of a course, with a workload of 60 hours, for the continuing education of educational assistants of the Municipal Centers of Early Childhood Education (CMEIs) of Goiânia. The supervised internship was conducted in 2014 and consisted of two subsequent semesters of theoretical and practical activities. In partnership with the City Department of Education of Goiânia (SME), the internship had with targeted theducational auxiliary CMEIs of Goiania. Analysis of the formation academic/professional, of the trainees, was based on the reflection on the relationship between theory and practice in education and the teacher knowledge built in and on the practice. Among the knowledge we highlight pointed out by Saviani (1996) as necessary for the formation of the teacher/educator who are attitudinal knowledge, critical-contextual knowledge, specific knowledge, pedagogical knowledge and the didactic-curricular knowledge. The approach used on intership in the analysis of teaching practice was the qualitative research, specifically action research, which has an empirical basis and enables to understand and intervene in social reality. Among the questions which have emergedfrom the analysis of the teaching experience stood out the expansion of the academic and professional formation of trainees, through contact with the reality of education and its complexities as reflection of the field reality; teacher-student relationship; didactic teaching; didactic transposition and evaluation methodologies of learning. It was evident the possibility to look at the teach process also as a learning process, by evaluating the intervention performed. Thus, we point out the importance of the theoretical course, the knowledge acquired in formation, the contact with the concrete reality of the field and also the importance of analysis, reflection and evaluation of formation and teaching practice process.
Palavras-chave: Psicologia
Licenciatura
Formação
Psychology
Graduation
Formation
País: brasil
Instituição: José Silvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: SILVA , Gervásio de Araújo Marques da; ARANTES, Débora Jerônima; MARCELINO, Raynara Alves da Silva; BALDUINO, Jordana de Castro. Análise da formação docente a partir do estágio de licenciatura em Psicologia da UFG. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 12, n. 1, jan./jun. 2016. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/index.php?journal=ritref&page=article&op=view&path%5B%5D=37192&path%5B%5D=pdf>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11184
Data de publicação: 23-Mai-2015
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