Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11185
Tipo do documento: Artigo
Título: A hora de ler: parada mais que legal
Título(s) alternativo(s): The read time: the more cool full stop
Autor: Macêdo, Lizandra Sousa
Domingues, Isa Mara Colombo Scarlati
Silva, Gislene Marques da
Guarda, Juliana Alves da
Martins, Mariana Lima
Silva, Stefânia Ferreira da
Resumo: Este artigo relata o desenvolvimento de uma ação realizada pelas acadêmicas do curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, sobre práticas de letramento literário. A leitura é importante para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, portanto é preciso incentivar os alunos e mediar práticas de leitura literária. Partindo dessas considerações, entende-se que é necessário criar estratégias de mediação literária para os alunos, dando condições de vivenciarem momentos descontraídos por meio da leitura. Com essa intencionalidade, decidimos desenvolver uma ação que denominamos de Parada Literária. Essa ação permitiu ampliar as discussões sobre literatura, a partir do planejamento e execução de uma dinâmica diferenciada, e propiciar aos alunos e funcionários da escola parceira o contato com diferentes obras literárias. Pensando em como chamar atenção dos alunos, decidimos propor um momento de leitura em que os mesmos e os demais participantes sentissem a vontade na escolha dos livros e que nada fosse cobrado ou avaliado. Foram selecionados em torno de 600 livros e criado um ambiente agradável na escola: organizamos e distribuímos os livros nos varais (no pátio interno e nas árvores em frente da escola), caixas coloridas e mesas espalhadas pelo pátio da instituição. Para chamar a atenção dos alunos para momento literário fomos à sala de aula, tocando (bandinha) e cantando uma paródia para sinalizar e motiva-los para a hora da Parada Literária. Depois que todos estavam presentes usamos músicas instrumentais (clássicos para criança) para tornar o ambiente mais agradável. Os resultados foram satisfatórios em relação ao desenvolvimento da ação, pois levamos os alunos a perceberem que, para além da leitura por obrigação, está presente a leitura “descompromissada” e por prazer.
Abstract: This article reports the developenmet of the action performed about literacy practice of literary literacy of the Faculty of Education of academic, scholarship holder of Institutional Program Initiation Purse in Teaching - PIBID. Reading is important for the development of language and writing, so it is necessary to encourage students and mediate literary reading practices. Based on these considerations, it is understood that it is necessary to create literary mediation strategies for students, giving to them conditions to experience in relaxing moments by reading. Therefore, we decided to develop the action which we call Literary Parade. This action allowed broaden discussions about literature, from the planning of a differentiated dynamics, and provide students field and school officials contact with different literary works. Thinking of how to call students' attention, we decided to propose a moment of reading in which they and other participants felt comfortable in the choice of books and that nothing be charged or assessed. In a pleasant atmosphere in school, it was selected around 600 books and created: organize and distribute the books in poles (in the inner courtyard and trees in front of the school), colored boxes and tables around the courtyard of the institution. To draw students' attention to the literary time we went to the classroom, playing (little band) and singing a parody to signal and motivate students to the time of the Literary Parade. Once all were present use an instrumental music (classics for children) to make the environment more pleasant. The results were satisfactory in relation to the action because we take students understand that in addition to reading out of obligation, this reading is "uncompromising" and for pleasure.
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Práticas de leitura
Parada literária
Institutional Program Initiation Purse in Teaching – PIBID
Reading practices
Literary stop
País: brasil
Instituição: Jose Silvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: MACÊDO, Lizandra Sousa; DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati; SILVA, Gislene Marques da; GUARDA, Juliana Alves da; MARTINS, Mariana Lima; SILVA, Stefânia Ferreira da. A hora de ler: parada mais que legal. Itinerarius Reflectionis, Jataí, GO, v. 12, n. 1, jan./jun. 2016. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/index.php?journal=ritref&page=article&op=view&path%5B%5D=37167&path%5B%5D=pdf>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11185
Data de publicação: 23-Mai-2015
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Juliana Alves da Guarda - 2016.pdfArtigo - Juliana Alves da Guarda - 2016.185,38 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.