Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11188
Tipo do documento: Artigo
Título: Relações de gênero e ensino de história: (in)visibilidades na escolarização de meninos e meninas na Província de Goiás (1827-1889)
Título(s) alternativo(s): Gender relations and history teaching: (in)visibilities in the education of boys and girls in the Province of Goiás (1827-1889)
Relaciones de género y enseñanza de la historia: la (in)visibilidades en la escolarización de niños y niñas en la Provincia de Goiás (1827-1889)
Autor: Sant’Anna, Thiago Fernando
Resumo: O presente artigo pretende investigar as imagens do ensino de História e suas interfaces com as relações de gênero na escolarização de meninos e meninas na Província de Goiás (1827-1889). À luz dos Estudos Feministas e de Gênero, analisamos o discurso das leis e de fragmentos de um livro didático e argumentamos que a escola em suas diversas práticas discursivas, funcionava, como já assinalamos, como uma complexa tecnologia produtora/reprodutora de gênero.
Abstract: This article aims to investigate the imagery of the History teaching and their interfaces with gender relations in the schooling of boys and girls in the Province of Goiás (1827-1889). Under the perspectives of Feminist and Gender Studies, the discourse of laws and fragments of a textbook are analyzed. It is also argued that the school, in its various discursive practices, worked, as it has been pointed out, as a complex technology producer and reproducer of gender.
Este artículo tiene como objetivo investigar las imágenes de la enseñanza de Historia y sus interfaces con las relaciones de género en la escolarización de niños y niñas en la Provincia de Goiás (1827-1889). A la luz de los Estudios Feministas y de Género, analizamos el discurso de las leyes y de los fragmentos de un libro de texto y argumentamos que la escuela, en sus diversas prácticas discursivas, trabajaba, como hemos señalado, como una compleja tecnología productora/ reproductora de género.
Palavras-chave: História
Gênero
Educação
Ensino de história
History
Gender
Education
History of education
Género
Educación
Enseñanza de historia
País: brasil
Instituição: Teresinha Maria Duarte
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Catalão (RC)
Citação: SANT’ANNA, Thiago Fernando. Relações de gênero e ensino de história: (in)visibilidades na escolarização de meninos e meninas na Província de Goiás (1827-1889). Opsis, Catalão, v.15, n. 2, p. 470- 478, jul./dez. 2015. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/index.php?journal=Opsis&page=article&op=view&path%5B%5D=33686&path%5B%5D=19714>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11188
Data de publicação: 10-Nov-2015
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Thiago Fernando Sant’Anna- 2015.pdfArtigo - Thiago Fernando Sant’Anna- 2015.156,39 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.