Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11195
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Formação de professores: entre a “estetização” que afirma a vida, como ela é, e a “racionalização” que a nega |
Título(s) alternativo(s): | La formación del professorado: entre la "estetización" que afirma la vida, tal como es, y la "racionalización" que niega Teacher’s formation: Between the “aestheticization” that affirms life, as it is, and the “rationalization” that denies it |
Autor: | Silva, Sergio Pereira da |
Resumo: | O autor utiliza o pensamento de Nietzsche e de comentaristas, além de alguns filósofos da educação brasileira, como referências teóricas para analisar o que chamou de “a decadência da formação de professores, no Brasil”. Inicia sua análise no período mítico-trágico dos gregos antigos, época de uma cultura estética e afirmadora da vida e analisa o processo de ruptura, que silencia a cultura trágica e estética e dá voz à cultura racional que emerge, sobretudo com Platão, Paulo de Tarso e Agostinho. Com este último, a “metafísica cristã” se institucionaliza como laudatória do catolicismo em direção a toda Europa medieval, além de outros povos. O autor situa na ruptura mencionada a origem do ressentimento ou da reatividade que são dois fenômenos culturais que fundamentam o que ele chamou “Pedagogia do Ressentimento”, ou seja, um discurso pedagógico reativo, responsável, no entendimento do autor, pela decadência do processo de formação de professores. |
Abstract: | El autor utiliza Nietzsche y comentaristas, así como filósofos de la educación
brasileña, y las referencias teóricas para el análisis de la “decadencia de la formación
docente en Brasil”. Parte del período mítico y trágico de los antiguos griegos, el tiempo
de una cultura estética y analiza el proceso de ruptura, que silencia la cultura y la estética
trágica y da voz a la cultura racional emergente, especialmente con Platón, Pablo de Tarso
y Agustín. Con este último, la "metafísica cristiana" está institucionalizada em el
catolicismo y em su laudatoria hacia por toda la Europa medieval, y otras naciones. El
autor el autor analiza, geneologicamente, el “ resentimiento” o la “reactividad” que son
dos fenómenos culturales que subyacen a lo que él llamó "Pedagogía del Resentimiento",
es decir, un discurso pedagógico reactivo, piadoso y redentor, responsable, en opinión del
autor, por el proceso de descomposición em la educación y em la formación del
profesorado. The author uses Nietzsche and commentators, as well as philosophers of Brazilian education, as a theoretical framework to analyze the decay of teacher formation in Brazil. First of all, he analyzes the mythic-tragic period of the ancient Greeks, the time of an aesthetic culture and life-affirming. Then, he describes the process of rupture toward the rational and emerging culture, moment that he emphasizes thinkers as Plato, Paul of Tarsus and Augustine. Thus, the metaphysical-Christian’ culture is institutionalized as Catholicism’s laudatory and reaches all Europe and its colonized peoples. The “resentment” or “reactivity” is located in this breakdown between two cultures and two diferente conceptions of formation, This reactivity created what the author understands as a "Pedagogy of Resentment" and its reactive pedagogical’s discourse which is responsable, according to the author, for the decline of this teacher’s formation in Brazil. |
Palavras-chave: | Formação de professores Estetização Racionalização Inversão de valores Formación del profesorado Estético De racionalización De inversión de los valores Teacher training Aesthetical Rationalization Inversion of values |
País: | brasil |
Instituição: | Dulcéria Tartuci |
Sigla da instituição: | UFG |
Unidade acadêmica: | Regional Catalão (RC) |
Citação: | SILVA, Sergio Pereira da. Formação de professores: entre a “estetização” que afirma a vida, como ela é, e a “racionalização” que a nega. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 13, n. 2, p. 44-65, jul./dez. 2015. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php?journal=poiesis&page=article&op=view&path%5B%5D=40103&path%5B%5D=20495>. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11195 |
Data de publicação: | 10-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | RC - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Sergio Pereira da Silva - 2015.pdf | Artigo - Sergio Pereira da Silva - 2015. | 606,83 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.