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Tipo do documento: Artigo
Título: Formação de professores: entre a “estetização” que afirma a vida, como ela é, e a “racionalização” que a nega
Título(s) alternativo(s): La formación del professorado: entre la "estetización" que afirma la vida, tal como es, y la "racionalización" que niega
Teacher’s formation: Between the “aestheticization” that affirms life, as it is, and the “rationalization” that denies it
Autor: Silva, Sergio Pereira da
Resumo: O autor utiliza o pensamento de Nietzsche e de comentaristas, além de alguns filósofos da educação brasileira, como referências teóricas para analisar o que chamou de “a decadência da formação de professores, no Brasil”. Inicia sua análise no período mítico-trágico dos gregos antigos, época de uma cultura estética e afirmadora da vida e analisa o processo de ruptura, que silencia a cultura trágica e estética e dá voz à cultura racional que emerge, sobretudo com Platão, Paulo de Tarso e Agostinho. Com este último, a “metafísica cristã” se institucionaliza como laudatória do catolicismo em direção a toda Europa medieval, além de outros povos. O autor situa na ruptura mencionada a origem do ressentimento ou da reatividade que são dois fenômenos culturais que fundamentam o que ele chamou “Pedagogia do Ressentimento”, ou seja, um discurso pedagógico reativo, responsável, no entendimento do autor, pela decadência do processo de formação de professores.
Abstract: El autor utiliza Nietzsche y comentaristas, así como filósofos de la educación brasileña, y las referencias teóricas para el análisis de la “decadencia de la formación docente en Brasil”. Parte del período mítico y trágico de los antiguos griegos, el tiempo de una cultura estética y analiza el proceso de ruptura, que silencia la cultura y la estética trágica y da voz a la cultura racional emergente, especialmente con Platón, Pablo de Tarso y Agustín. Con este último, la "metafísica cristiana" está institucionalizada em el catolicismo y em su laudatoria hacia por toda la Europa medieval, y otras naciones. El autor el autor analiza, geneologicamente, el “ resentimiento” o la “reactividad” que son dos fenómenos culturales que subyacen a lo que él llamó "Pedagogía del Resentimiento", es decir, un discurso pedagógico reactivo, piadoso y redentor, responsable, en opinión del autor, por el proceso de descomposición em la educación y em la formación del profesorado.
The author uses Nietzsche and commentators, as well as philosophers of Brazilian education, as a theoretical framework to analyze the decay of teacher formation in Brazil. First of all, he analyzes the mythic-tragic period of the ancient Greeks, the time of an aesthetic culture and life-affirming. Then, he describes the process of rupture toward the rational and emerging culture, moment that he emphasizes thinkers as Plato, Paul of Tarsus and Augustine. Thus, the metaphysical-Christian’ culture is institutionalized as Catholicism’s laudatory and reaches all Europe and its colonized peoples. The “resentment” or “reactivity” is located in this breakdown between two cultures and two diferente conceptions of formation, This reactivity created what the author understands as a "Pedagogy of Resentment" and its reactive pedagogical’s discourse which is responsable, according to the author, for the decline of this teacher’s formation in Brazil.
Palavras-chave: Formação de professores
Estetização
Racionalização
Inversão de valores
Formación del profesorado
Estético
De racionalización
De inversión de los valores
Teacher training
Aesthetical
Rationalization
Inversion of values
País: brasil
Instituição: Dulcéria Tartuci
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Catalão (RC)
Citação: SILVA, Sergio Pereira da. Formação de professores: entre a “estetização” que afirma a vida, como ela é, e a “racionalização” que a nega. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 13, n. 2, p. 44-65, jul./dez. 2015. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php?journal=poiesis&page=article&op=view&path%5B%5D=40103&path%5B%5D=20495>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11195
Data de publicação: 10-Nov-2015
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