Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11197
Tipo do documento: Artigo
Título: Falso conhecimento: possível erro de viés na aprendizagem de espanhol por brasileiros
Título(s) alternativo(s): False knowledge: possible bias error in learning of spanish by brazilian students
Autor: Lima, Daniella Gomes
Resumo: A construção do conhecimento se iguala a qualquer construção física, cujas bases, se não sólidas e estáveis o suficiente, tendem a ruir. No processo de aprendizagem de um idioma estrangeiro, o desafio dos educadores tem sido contrabalancear essa oferta farta de informação que pode conduzir o cidadão a um desvio, uma facilidade que se mostra um erro de viés de disponibilidade, objetivo dessa pesquisa durante o processo de ensino-aprendizagem do Espanhol pela turma de 2015 do curso de Espanhol 1 do Centro de Línguas da UFG/CAJ. O método de investigação deu-se através de coleta de dados mediante entrevistas em sala de aula, observação e um questionário qualitativo dirigido aos alunos. A preconcepção de que o Espanhol se assemelha tanto ao Português se torna um obstáculo epistemológico que precisa ser visualizado e corrigido pelo educador. Os resultados preliminares mostram que esse erro de viés se multiplica com rapidez assustadora: ao apertar de um botão a máquina pode resolver esta ou aquela questão, ficando a falsa impressão de entendimento, de que se tem uma extensão de conhecimento ampla, mas que é na verdade externa e falsa, havendo a necessidade de compreensão desse erro e sua posterior correção por educadores e alunos.
Abstract: The construction of knowledge is equal to any physical construction whose foundations, if not solid and stable enough, tend to crumble. In the learning process of a foreign language, the challenge of educators has been to offset this abundant supply of information that can lead citizens to a deviation, a facility that turns to be an availability bias error, aim of this research during the Spanish teaching-learning process for the class of Spanish I, in the Language Centre of UFG/CAJ during the first term of 2015. The method of investigation was through data collection by means of interviews in the classroom, observation and a qualitative questionnaire to students. The preconception that Spanish is very similar to Portuguese comes to be an epistemological obstacle that needs to be observed and modified by the teacher. Preliminary results show that this bias error multiplies itself with frightening speed: the machine can solve this or that issue in a click away, leaving the false impression of comprehension, the sensation that the one has a broader and deeper knowledge, but that’s in reality an external and false truth; thus this error ought to be recognized by educators and students in order to provide its subsequent correction.
Palavras-chave: Falso conhecimento
Aprendizagem de Espanhol
Ferramentas de aprendizagem
False knowledge
Spanish learning
Learning tools
País: brasil
Instituição: Jose Silvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: LIMA, D. G. Falso conhecimento: possível erro de viés na aprendizagem de espanhol por brasileiros. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 11, n. 2, jul./dez. 2015. Disponível em: < http://revistas.ufg.emnuvens.com.br/ritref/article/view/37983/pdf>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v11i2.37983
Identificador do documento: 10.5216/rir.v11i2.37983
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11197
Data de publicação: 30-Dez-2015
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Daniella Gomes Lima - 2015.pdfArtigo - Daniella Gomes Lima - 20151,01 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.