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Tipo do documento: Artigo
Título: Trabalho docente e saúde: um estudo com professores da educação básica do sudoeste goiano
Título(s) alternativo(s): Teachers' work and health: a study with teachers of basic education of the southwest Goiás
Autor: Silva, Regisnei Aparecido Oliveira
Guillo, Lídia Andreu
Resumo: O trabalho docente tem sofrido inúmeras mudanças nas últimas décadas que repercute negativamente sobre a saúde do professor e a qualidade do ensino. Nesse contexto torna-se necessária a realização de pesquisas com essa temática para conhecer a realidade do trabalho do professor na Educação Básica e apontar caminhos para a superação dos problemas. Assim, o presente estudo teve por objetivo verificar a relação entre condições de trabalho e a saúde autorrelatada dos docentes do sexo masculino da rede pública estadual de Educação Básica em uma cidade do sudoeste goiano. O estudo foi realizado com 20 professores de escolas públicas estaduais que se dispuseram participar da pesquisa com autorização por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para a coleta de dados foi utilizado formulário de identificação das condições de trabalho e saúde. Os resultados mostram inúmeros fatores que caracterizam a realidade vivenciada pelos sujeitos investigados, identificando aspectos importantes que podem caracterizar a relação entre as condições de trabalho e saúde dos professores. Esses aspectos permitem inferir que as condições de trabalho docente interferem na saúde dos professores, gerando inúmeros problemas de natureza física e psíquica.
Abstract: The teaching profession has undergone numerous changes in recent decades, thus reflecting negatively on the health of teachers and in the quality of education. In this context, it becomes necessary to carry out research on this topic to know the reality of the teacher's work in basic education and point out ways to overcome the problems. Thus, this study was aimed to verify the relationship between working conditions and self-reported health of male teachers of public schools of basic education in a city in southwest Goias, Brazil. The study was conducted with 20 teachers from public schools who expressed interest to participate in the research. Thus they signed a Free and Informed Consent (FC) form. For data collection was used forms of identification of work and health conditions. The results show several factors that characterize the reality experienced by the teachers. Thus identifying important aspects that can characterize the relationship between working conditions and health of teachers. These features allow us to infer that the working conditions of teachers can influence their health, creating numerous problems of physical and psychological nature.
Palavras-chave: Condições de trabalho
Saúde docente
Educação básica
Work conditions
Teachers' health
Basic education
País: brasil
Instituição: Jose Silvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: SILVA, R. A. O.; GUILLO, L. A. Trabalho docente e saúde: um estudo com professores da educação básica do sudoeste goiano. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 11, n. 2, jul./dez. 2015. Disponível em: < http://revistas.ufg.emnuvens.com.br/ritref/article/view/36845/pdf>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v11i2.36845
Identificador do documento: 10.5216/rir.v11i2.36845
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11198
Data de publicação: 30-Dez-2015
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