Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11201
Tipo do documento: Artigo
Título: Publicações nos anais da ANPED na última década (gt4- didática): a formação e profissionalização docentes
Título(s) alternativo(s): Publications in the annals of ANPED in the last decade (gt4-didatics): formation and professionalization of teachers
Autor: Oliveira, Camila Alberto Vicente
Cruvinel, Belarmina Vilela
Resumo: Considerando que a expressão “Didática” é de natureza polissêmica, e pode ser compreendida como: técnicas, metodologias de ensino; área de pesquisa e disciplina nos cursos de licenciatura, pode adotar diferentes referenciais e concepções teóricas. Tomamos neste estudo o consenso atual sobre a definição de Didática que a descreve como “área de estudo [...] que focaliza o processo de ensino ou ação docente, cujas diferentes concepções expressam diferentes teorias, tendências e posições na área” (OLIVEIRA e ANDRÉ, 2003, p.3). Assumindo o caráter multidimensional da Didática, atribuí-se ao professor um papel fundamental no processo de ensino. Partindo dessas considerações, essa pesquisa objetiva analisar os relatos de pesquisas publicados nos Anais da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) entre 2002 e 2013, no Grupo de Trabalho (GT) 4 - Didática que versam sobre a temática formação e profissionalização docentes. Para tanto, do ponto de vista metodológico, tem sido realizada uma pesquisa do tipo estado da arte – a qual pode ser definida como uma “exposição sobre o nível de conhecimento e desenvolvimento de um campo ou questão” (REIGOTA, 2007, p.35) – nas publicações do referido GT. Após levantamento bibliográfico e aprofundamento teórico, foram levantados todos os trabalhos publicados no período (pôsteres e comunicações orais) os quais totalizaram 198 estudos. Desses, observou-se a partir da leitura integral dos títulos e resumos das publicações que 26 tratam especificamente da questão da formação e profissionalização docentes. A pesquisa encontra-se em fase de análise de dados a qual buscará apontar qual a origem institucional dos autores, os objetivos, as metodologias, as principais conclusões e a relação dessas principais conclusões com a realidade da escola pública. Espera-se ao final desse estudo, identificar as tendências das pesquisas nessa área do conhecimento entre os anos de 2002 e 2013, compreendendo, portanto, uma década de publicações, destacando as pesquisas que versam sobre a formação e profissionalização docente sob o viés da pesquisa em Didática e quais as contribuições desses estudos para a compreensão do trabalho docente na escola pública.
Abstract: Taking into consideration that the term "Didactics" is of polysemic nature, and can be understood as: techniques, teaching methodologies; area of research and discipline in licentiate courses, it may be adopted different references and theoretical conceptions. In this study we take the current consensus on the definition of Didactics which describes it as "field of study [...] that focuses on the process of teaching or teaching activities, whose different conceptions express different theories, trends and positions in the field" (OLIVEIRA and ANDRÉ, 2003, p.3). Assuming the multidimensional nature of Didactics, the teacher has thus a significant role in the teaching process. Based on those considerations, this research aims to analyze the research reports published in the Annals of ANPED (National Association of Graduate Studies and Research in Education) between 2002 and 2013, the Working Group (WG) 4 – Didactics that deal to the thematic formation and professionalization of teachers. Henceforth, from a methodological point of view, a study of the type state of the art has been developed - which can be defined as an "explanation on the level of knowledge and development of a field or issue" (REIGOTA, 2007, p.35) - in publications of that mentioned GT. After some bibliographic survey and theoretical deepening, we’ve conducted a survey on all papers already published in the period (posters and oral presentations) which summed 198 studies. Out of these, we’ve observed from the full reading of the titles and abstracts of those publications that 26 specifically address the issue of formation and professionalization of teachers. The research is in data analysis phase, that will try to point out which the institutional origin of the authors is, their goals, methodologies, main conclusions and the relationship between those conclusions and the reality of the public school. It is expected, by the end of this study, to identify trends in researches in this area of knowledge from 2002 to 2013, comprising thus a decade of publications, highlighting the researches that deal with the formation and professionalization of teachers under the bias of the survey Didactics and what are the contributions of these studies to the understanding of teaching in public schools.
Palavras-chave: Formação docente
Profissionalização docente
Estado da arte
ANPED
Teachers’ formation
Teachers’ professionalization.
State of the art
País: brasil
Instituição: Jose Silvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: OLIVEIRA, Camila Alberto Vicente; CRUVINEL, Belarmina Vilela. Publicações nos anais da ANPED na última década (gt4- didática): a formação e profissionalização docentes. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 12, n. 1, jan./jun. 2016. Disponível em: < http://revistas.ufg.emnuvens.com.br/ritref/article/view/37165/pdf>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11201
Data de publicação: 30-Jun-2016
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Camila Alberto Vicente Oliveira - 2016.pdfArtigo - Camila Alberto Vicente Oliveira - 2016158,03 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.