Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11204
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | A importância do planejamento para as aulas de educação física e o PIBID como intermediador dessa experiência |
Título(s) alternativo(s): | The importance of planning for the physical education classes and the PIBID as mediator of that experience |
Autor: | Moura, Dyeinipher Stefanne Alves de Alvarenga, Marcos Aurélio do Carmo Oliveira, Lázara Thaisa Gonçalves de Gimenes, Elisângela Franco Freitas Assis, Renata Machado de |
Resumo: | O presente trabalho é uma produção baseada no relato de experiências de bolsistas Pibid, Subprojeto de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Relaciona a prática docente à reflexão da busca pelo reconhecimento da disciplina como parte importante do currículo escolar, e analisa os planejamentos e metodologias usadas para o ensino da Educação Física, no sentido de repensar e inovar no espaço da escola. O eixo norteador de todo trabalho é a reflexão crítica e, especificamente neste semestre, enfocou-se o que é o planejamento, de onde ele parte, o que ele objetiva alcançar, e a sua importância no processo de construção do conhecimento. Seguindo essa linha de pensamento, é possível refletir quanto à nossa prática de ensino-aprendizagem na escola, buscando estimular nossa auto-avaliação e a consequente análise de nossa prática docente. Esperamos, com isso, melhorar nossa atuação, as metodologias selecionadas e, por consequência, contribuir para mudar também a visão que a sociedade tem dessa área de conhecimento. Esse estudo nos possibilitou compreender que a nossa prática pode intervir e modificar a forma como a Educação Física é vista atualmente, e uma postura profissional comprometida, pode mostrar à sociedade a relevância desses conhecimentos para a vida dos alunos. A metodologia apoia-se nos princípios da pesquisa-ação que nos permite estudar e vivenciar a relação que existe entre teoria e prática, organizar, planejar, executar e avaliar os pontos positivos e negativos da prática planejada, interferindo na realidade escolar. Concluímos que o Pibid tem nos proporcionado experiências únicas e diferenciadas no processo de formação em que nos encontramos, pois oportunizou nossa inserção no meio escolar, o contato com os diferentes problemas desse espaço, e intermediou e deu suporte para que pudéssemos compreender de que maneira o planejamento influencia diretamente na definição da metodologia mais adequada e na adoção de postura profissional condizente com o meio escolar e com a docência. |
Abstract: | The present work is a production based on the reported experiences of scholars Pibid, Subproject of Physical Education from the University Federal ed Goiás, Regional Jataí. Relates to teaching practice to reflection of the quest for recognition of the discipline as an important part of the school curriculum, and analyzes the plans and methodologies used for the teaching of physical education in order to rethink and innovate within the school. The guiding axis of all work is the critical reflection and, specifically this semester, focused on what is planning, where he goes, what it aims to achieve, and their importance in the process of knowledge construction. Following this line of thought, it is possible to reflect about our practice of teaching/learning in school, seeking to stimulate our self- assessment and the consequent analysis of our teaching practice. We hope to improve our performance, the methodologies selected and, therefore, contribute to change also the vision that the society has this knowledge area. This study enabled us to understand that our practice can intervene and modify the way the Physical Education is seen currently, and a professional attitude compromised can show to society the importance of these skills to the lives of students. The methodology is base don the principles of action research that allows us to study and experience the relationship between theory and practice, organize, plan, execute and evaluate the positive and negative points of practice planned, interfering in school reality. We conclude that the Pibid has provided unique and differentiated experiences in the training process, because provided our inclusion in the school environment, contact with different problems of this space, and brokered and supported so that we could understand how planning influences directly in defining the most appropriate methodology and in the adoption of professional attitude consistent with the middle school and teaching. |
Palavras-chave: | Pibid Planejamento Educação física escolar Planning School physical education |
País: | brasil |
Instituição: | Jose Silvio Oliveira |
Sigla da instituição: | UFG |
Unidade acadêmica: | Regional Jataí (RJ) |
Citação: | MOURA, Dyeinipher Stefanne Alves de; ALVARENGA, Marcos Aurélio do Carmo; OLIVEIRA, Lázara Thaisa Gonçalves de; GIMENES, Elisângela Franco Freitas; ASSIS, Renata Machado de. A importância do planejamento para as aulas de educação física e o PIBID como intermediador dessa experiência. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 12, n.1, jan./jun. 2016. Disponível em: < http://revistas.ufg.emnuvens.com.br/ritref/article/view/37126/pdf>. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11204 |
Data de publicação: | 30-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | RJ - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Renata Machado de Assis- 2016.pdf | Artigo - Renata Machado de Assis - 2016. | 149,15 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.