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Tipo do documento: Artigo
Título: O conhecimento na perspectiva da construção social: as redes sociais e a gestão do conhecimento em ambientes organizacionais de bibliotecas
Título(s) alternativo(s): Knowledge in social construction perspective: social networking and knowledge management in organizational environments of libraries
Conocimiento en vista de la construcción social: redes sociales y gestión del conocimiento en ambientes organizacionales de bibliotecas
Autor: Ferreira, Liliane Juvência Azevedo
Álvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Martins, Dalton Lopes
Resumo: A Gestão do Conhecimento constitui-se num complemento para a administração organizacional. Entre outras características, reconhece os fluxos informais de informação, cujo tratamento requer o uso de tecnologias, promovendo a criação, armazenamento e transferência do conhecimento. As Redes Sociais, neste contexto, representam os atores que criam, geram e disseminam esse conhecimento, reforçando a ideia de que o conhecimento organizacional se estabelece a partir da construção social. Este trabalho é um ensaio teórico cujo objetivo é apresentar algumas concepções que aproximam as temáticas Gestão do Conhecimento e Redes Sociais. Constitui-se numa pesquisa exploratória realizada por meio de revisão bibliográfica. Os resultados apontam que tais abordagens têm contribuído para a Ciência da Informação e podem ser aplicadas em ambientes organizacionais tais como bibliotecas. A metodologia de Análise de Redes Sociais pode ser uma importante aliada na promoção destes estudos.
Abstract: Knowledge Management is a complement to the organizational administration. Among other features, it recognizes the informal information flows, whose treatment requires the use of technologies, promoting the creation, storage and transfer of knowledge. Social Networks, in this context, represent the actors that create, generate and disseminate this knowledge, reinforcing the idea that organizational knowledge is established from the social construction. This article is a theoretical essay whose goal is to introduce some concepts that approximate the themes Knowledge Management and Social Networking. It is an exploratory research conducted through a literature review. Results indicate that such approaches have contributed to the Science of Information and can be applied in organizational environments such as libraries. Social Network Analysis methodology can be an important ally in the promotion of these studies.
La Gestión del Conocimiento es un suplemento en la administración organizacional. Entre otras características, reconoce los flujos informales de información, cuyo tratamiento requiere el uso de las tecnologías, la promociónde la creación, el almacenamiento y la transferencia de conocimiento. Las Redes Sociales en este contexto son los actores que crean, generan y transfieren este conocimiento, lo que refuerza la idea de que el conocimiento de la organización ocurre desde la construcción social. Esta obra es un ensayo teórico cuyo objetivo es presentar algunos conceptos que traen el tema de Gestión del Conocimiento y Redes Sociales. Está en una investigación exploratoria, a través de revisión de la literatura. Los resultados muestran que estos enfoques han contribuido a la Ciencia de la Información y se puede aplicar en ambientes organizacionales tales como bibliotecas. La metodología del Análisis de Redes Sociales puede ser un aliado importante en la promoción de estos estudios.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Bibliotecas
Redes sociais
Knowledge management
Social networks
Libraries
Gestión del conocimiento
Redes sociales
País: Brasil
Sigla da instituição: Unicamp
Citação: FERREIRA, Liliane Juvência Azevedo; ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende; MARTINS, Dalton Lopes. O conhecimento na perspectiva da construção social: as redes sociais e a gestão do conhecimento em ambientes organizacionais de bibliotecas. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 68-89, fev. 2016. ISSN 1678-765X. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8640994>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: :http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v14i1.8640994.
Identificador do documento: :http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v14i1.8640994.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11254
Data de publicação: 9-Dez-2015
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