Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11271
Tipo do documento: Artigo
Título: Conhecendo a anatomia: a integração da universidade com a educação básica
Título(s) alternativo(s): Getting to know anatomy: the integration of university with basic education
Autor: Silva, Carla Helrigle
Fontana, Cássio Aparecido Pereira
Silva, Luciano Fernades da
Ramos, Guilherme Rezende
Rezende, Paulo Fernando Zaiden
Souza, Ana Lúcia Rezende
Resumo: O conceito de qualidade da educação é uma meta a ser conquistada. Uma boa proposta pedagógica faz com que o dever de ensinar seja assumido por todos até como efetivação do princípio da gestão democrática. Visitar um Laboratório de Anatomia pode facilitar a compreensão dos conteúdos de anatomia e ciências, ministrados no ensino fundamental e médio, despertando uma possível escolha profissional. O Laboratório de Anatomia da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí é composto pelas áreas de Veterinária, Humana e Comparada, além de um Museu do Cerrado. Nele há peças que compõem o acervo das aulas e em exposição no museu. Com a visita, os alunos podem vivenciar na prática aquilo que é ministrado em sala de aula, permitindo abrir espaços para discussões e sanar dúvidas sobre o conteúdo visto apenas na teoria; além de poder despertar interesse sobre os cursos oferecidos na instituição e contato com profissionais formados nas áreas das Ciências da Saúde e Ciências Agrárias. Através de questionário é possível verificar o impacto da visita no aprendizado e escolha profissional. N o período de setembro de 2014 a junho de 2015, tivemos a visita de quatro escolas, totalizando 173 alunos de ambos os sexos, com idade de 12 a 14 anos, cursando o 7º e 8º anos, os quais responderam nossos questionários, que buscavam verificar as perspectivas futuras do aluno secundarista no seu aprendizado e em sua escolha profissional na universidade e qual a influência da visita ao laboratório em seu conhecimento. Foi verificado um pouco do cenário atual da educação no sentido da prática nas escolas, onde 66,4% dos alunos nunca haviam visitado nenhuma outra instituição de ensino além da qual estudavam, sendo que mesmo em escolas públicas o percentual chegou a 67,82%. Também sobre as perguntas do questionário, 60% dos alunos demonstraram que a visita veio esclarecer dúvidas pessoais sobre o conteúdo administrado nas suas respectivas escolas, destes 56% tinham alguma escolha profissional. A universidade deve socializar o seu espaço para auxiliar uma melhor qualidade na educação fundamental e ensino médio.
Abstract: The concept of quality of education is a goal to be achieved. A good pedagogical proposal makes the duty of teaching to be assumed by all as the implementation of the principle of democratic management. Visiting an Anatomy Laboratory can facilitate the understanding of the anatomy and sciences contents, taught in elementary and high schools, raising a possible career choice. The Anatomy Laboratory of the Federal University of Goiás / Campus of Jataí is composed of Veterinary Medicine, Human and Comparative areas, and a Cerrado Museum. There are pieces that make up the collection of classes and on display in the museum. With the visit, students can experience in practice what is taught in classroom, allowing open spaces for discussion and answer questions about contents only seen in theory; besides being able to arise interest in the courses offered at the institution and contact with professionals trained in the areas of Health Sciences and Agricultural Sciences. Through the questionnaire, it is possible to check the impact of the visit on learning and career choice. From September 2014 to June 2015, the laboratory was visited by students from four schools, totaling 173 students of both sexes aged 1214, attending the 7 th and 8 th grades, who answered our questionnaire, which sought to verify the future prospects of highschool students in their learning and professional choice at the university and the influence of the visit to the laboratory on their knowledge. Some of the current scenario of education towards the practice in schools was found, where 66.4% of students had never visited any other educational institution, and in public schools, this percentage was 67.82%. Also regarding the questionnaire questions, 60% of students demonstrated that the visit came to clarify personal questions about contents taught in their schools, and of these, 56% had some professional choice. The university should socialize its space to support a better quality in elementary and high school.
Palavras-chave: Anatomia
Conhecimento
Educação
Education
Anatomy
Knowledge
País: brasil
Instituição: Jose Silvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Jataí (RJ)
Citação: SILVA, Carla Helrigle; FONTANA, Cássio Aparecido Pereira; SILVA, Luciano Fernandes da; RAMOS, Guilherme Rezende; REZENDE , Paulo Fernando Zaiden; SOUZA, Ana Lúcia Rezende. Conhecendo a anatomia: A integração da universidade com a educação básica. Itinerarius Reflectiones, Jataí, v. 12, n. 2, 2016. Disponível em: < https://revistas.ufg.emnuvens.com.br/ritref/article/view/40965/pdf>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v12i2.40965
Identificador do documento: 10.5216/rir.v12i2.40965
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/11271
Data de publicação: 30-Dez-2015
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Cássio Aparecido Pereira Fontana - 2016.pdf989,94 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.