Educação a distância e constituição da docência: formação para ou com as tecnologias?
Carregando...
Arquivos
Data
2010-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Cristóvão Giovani Burgarelli
Resumo
Este trabalho apresenta reflexões pertinentes ao campo de formação e atuação de professores, sobretudo no que tange às novas demandas educacionais e sociais suscitadas pela emergência das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Tem como objetivo central apontar a necessidade de uma formação para as
tecnologias como condição sine qua non para o tratamento dessas questões. Para tanto, considera os processos de formação inicial e continuada de professores, especialmente os desenvolvidos a partir da educação a distância, como um momento crucial capaz de influenciar vultosamente a constituição do habitus do professor, sobretudo no que diz respeito à organização de um conjunto de esquemas e ações capazes de auxiliá-lo, de forma decisiva, no trato com a tecnologia e em sua inserção no meio escolar. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________
This paper presents considerations on education and teacher performance, especially in regard to the new social and educational demands brought about by the introduction of Information and Communication Technology (ICT). Its central goal is to point out the need for training for technologies as a sine qua non to face
these issues. It considers the processes of initial and ongoing formation of teachers, especially those of distance education, to be crucial for influencing the formation of habitus of teachers, especially as regards the organization of a set of schemes and actions to help them deal with technology and its use in the school.
Descrição
v. 35,n. 2, p. 275-292, jul./dez. 2010.
Palavras-chave
Educação a distância, Habitus, Formação de professores, Tecnologia
Citação
LOPES, J. P. Educação a distância e constituição da docência: formação para ou com as tecnologias? Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n.2, p. 275-292, jul./dez. 2010. Disponível em:<http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/13133>.