Indústria cultural, computador e televisão consequências para a consciência e o comportamento humanos na sociedade contemporânea

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cristóvão Giovani Burgarelli

Resumo

Este artigo subdivide-se em três partes: na primeira, discutirse- ão aspectos mais abrangentes acerca da relação entre a indústria cultural e algumas implicações sobre a consciência e o comportamento humanos. Na segunda parte, trataremos de uma das principais tecnologias que a cada dia tem sido utilizada por um número maior de pessoas: o computador. Na última parte, discutiremos a dimensão ideológica da televisão e a falsa consciência que decorre das ilusões incutidas por ela. Analisaremos as implicações dessas tecnologias na modificação do pensamento e do comportamento das gerações atuais. As análises serão norteadas, principalmente, pelas considerações de Max Horkheimer e Theodor W. Adorno a respeito da indústria cultural e da televisão bem como das análises de Denis de Rougemont sobre as vantagens anunciadas pelas novas tecnologias. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT _______________________________________________________________________________________________________________________ This article is divided in three. In the first part, broader aspects of the relation between the cultural industry are discussed as well as certain implications for human awareness and behavior. In the second part, one of the main technologies is dealt with, that which is being used with each passing day by a greater number of people – the computer. The last part discusses the ideological dimensions of television and the false awareness which results from the illusions it inculcates. The implications of these technologies for the changes in the thinking and behavior of the present generation will be analyzed. The analyses will be principally based on those of Max Horkheimer and Theodor W. Adorno on the cultural industry and television and also those of Denis de Rougemont on the advantages being heralded by the new technologies.

Descrição

v. 35, n. 1, p. 199-215, jan./jun. 2010.

Palavras-chave

Indústria cultural, Comportamento humano, Sociedade contemporânea

Citação

SOUZA, L. C. Indústria cultural, computador e televisão consequências para a consciência e o comportamento humanos na sociedade contemporânea. Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 2, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/13138>.