Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1446
Tipo do documento: Article
Título: A compartimentação do relevo como ferramenta para o planejamento ambiental urbano: uma análise da bacia hidrográfica do córrego pedreira, município de Goiânia (GO)
Título(s) alternativo(s): The partitioning of relief as a tool for urban environmental planning: an analysis of basin stream pedreira, city of Goiânia (GO)
La partitionnement de relief comme un instrument pour la planification de l'environnement urbain: une analyse du bassin hydrographique de la riviere pedreira, dans la ville de Goiânia (GO)
Autor: Sousa, Silvio Braz de
Oliveira, Ivanilton José de
Abstract: O crescimento urbano acelerado e a ocupação de áreas inadequadas são geradores de grande pressão no meio físico, resultando quase sempre em impactos ambientais. Nesse contexto, o presente trabalho aborda os elementos da paisagem por meio de produtos cartográficos, criando um modelo de compartimentação de relevo baseado no método proposto por Tricart & Kilian (1978) e adaptado por Castro e Salomão (2000), denominado pelos autores de compartimentação morfopedológica. A observação de disparidades de uso e ocupação entre o modelo e a realidade foi utilizada para avaliar o método quanto à sua aplicação no fomento e criações de prognóstico de possíveis impactos ambientais. Para tanto, foram realizados ensaios para uma bacia hidrográfica em meio urbano – do Córrego Pedreira, em Goiânia-GO –, onde foram observados diversos impactos ambientais, concentrados principalmente na área diagnosticada pelo modelo como de alta suscetibilidade a esse tipo de ocorrência. A compartimentação básica desenvolvida neste trabalho pode ser integrada ao planejamento ambiental urbano, sendo utilizada para direcionar e disciplinar a ocupação da área.
Palavras-chave: Planejamento ambiental urbano
Impacto ambiental - Córrego Pedreira
Compartimentação morfopedológica -
Goiânia (GO)
Instituição: Ivanilton José de Oliveira
Citação: SOUSA, S. B. de; OLIVEIRA, I. J. de. A compartimentação do relevo como ferramenta para o planejamento ambiental urbano: uma análise da bacia hidrográfica do córrego pedreira, município de Goiânia (GO). Ateliê Geográfico, Goiânia, GO, v. 5, n. 1, 2011. Disponível em:<http://www.revistas.ufg.br/index.php/atelie/article/view/13829>.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1446
Data de publicação: Mar-2011
Aparece nas coleções:IESA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13829-54936-2-PB.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.