Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15083
Tipo do documento: Artigo
Título: Análise da classificação da diversidade das áreas dos periódicos (ano 2015) qualis-capes e as especificidades da área da educação (ano 2015) a trajetória e estatística
Autor: Pinto, Calinca Assis
Carvalho, Êmica Signato
Nunes, Erlaine Faria
Brito, Felipe Rodrigues de
Silva, Fernanda Gonçalves da
Silva, Laura Lorrane
Assis Filho, Wagner Brasil de
Oliveira, Jose Sílvio de
Resumo: O objetivo dessa pesquisa, como deixa evidente o título, é analisar dois arquivos dos anos 2015 (áreas distintas) e 2015, (educação) a saber: o arquivo áreas distintas e o da área da educação respectivamente. Os arquivos foram extraídos da classificação no sistema Qualis, ferramenta essa, utilizada nos pelos Programas de Pós-Graduação mantidos pela CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), a partir da Plataforma Sucupira. Nesse interim, os periódicos são divididos por áreas científicas do conhecimento, utilizando critérios prévios, a estabelecer a estratificação de uma lista única contendo todos os periódicos, o que na verdade, consolida o processo avaliativo determinado pela Qualis. Metodologicamente é uma pesquisa bibliográfica e documental referente às atividades dos discentes (bolsistas Provec/Probec) do Projeto de extensão intitulado Itinerarius Reflectionis, da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí, ano 2016. O trabalho foi dividido em três partes, a primeira, elaborou-se uma síntese histórica da trajetória do processo avaliativo. A segunda parte descreveu-se os dados estatísticos, utilizando gráficos e apresentando a porcentagem de cada área e suas relações hierárquicas para atingir certo patamar de excelência junto à Capes, finalmente, a terceira parte, abordou-se especificamente o extrato da área da educação do ano de 2016, neste sentido, a pesquisa procurou decodificar as estatísticas dos mais variados periódicos da área da educação.
Abstract: The objective of this research, as makes clear the title, was to analyze two files from the years 2015 (different areas) and 2015: (area of classification education) in the Qualis system of journals used by graduated programs maintained by CAPES (Commission for the improvement of the Upper Level) from the Platform Sucupira. In the interim, the periodicals are divided by the scientific areas of knowledge, using criteria in advance, to establish the stratification of a single list containing all the journals, which in fact, consolidates the evaluative process determined by the Qualis. Methodologically is a bibliographic and documental research relating to the activities of the Learners (scholars Provec/Probec) of the Extension Project titled Itinerarius Reflectionis, Universidad Federal de Goiás/Regional, year 2016. The work was divided into three parts, the first, a brief history of the trajectory of the evaluation process. The second part describes the statistical data, using graphs and presenting the percentage of each area and their hierarchical relationships to achieve a certain level of excellence by the Capes, finally, the third part, specifically tackled the extract in the area of education in the year 2016, in this sense, the research tried to decode the statistics of various journals in the area of education.
Palavras-chave: Periódicos
Capes
Classificação
Jornais
Capes
Classification
País: Brasil
Instituição: José Silvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Jataí (RJ)
Citação: ASSIS PINTO, Calinca; CARVALHO, Êmica Signato; NUNES, Erlaine Faria; BRITO, Felipe Rodrigues de; SILVA, Fernanda Gonçalves da; SILVA, Laura Lorrane; ASSIS FILHO, Wagner Brasil de; OLIVEIRA, Jose Sílvio de. Análise da classificação da diversidade das áreas dos periódicos (ano 2015) qualis-capes e as especificidades da área da educação (ano 2015) a trajetória e estatística. Intinerarius Reflectionis, Jataí, v. 13, n., p.1-30, jan./jul. 2017. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/46072/22875>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v13i1.46072
Identificador do documento: 10.5216/rir.v13i1.46072
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15083
Data de publicação: Jun-2017
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Calinca Assis Pinto - 2017.pdf767,45 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons