Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15204
Tipo do documento: Artigo
Título: O estudo de caso etnográfico e o sustentar da relação teoria e prática: o ensino de psicologia para formação de professores na educação infantil
Título(s) alternativo(s): The ethnographic case study and the support of the theory and practice relationship: the psychology of education to teacher training in early childhood education
Autor: Pimenta, Stéfany Bruna de Brito
Balduino, Jordana de Castro
Hoerpers, Gianne Christine
Rocha, Izabela Barroso Clemente
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência de estágio em licenciatura em Psicologia, que foi desenvolvida por meio de ações voltadas para a formação de auxiliares educativas e professores da educação infantil. Através da reflexão sobre esta experiência, buscou-se problematizar a relevância do estudo de caso etnográfico enquanto um método que permite o sustentar da tensão teoria e prática na relação entre Psicologia e educação. O estágio foi realizado durante o ano de 2013 na disciplina “Estágio supervisionado em formação do professor de Psicologia” que compõe a grade curricular de formação complementar em licenciatura do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (regional Goiânia). O grupo de estágio foi composto por três acadêmicas e a realização das atividades ocorreu em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado em Goiânia. O desenvolvimento do trabalho foi fundamentado no método etnográfico, através de observações de campo, entrevistas com atores escolares (coordenadora e auxiliares educativas) e análise documental (proposta político-pedagógica para educação infantil), seguidas de intervenção no campo através de um curso de curta duração ministrado pelas acadêmicas. No que diz respeito aos resultados obtidos, permanece o desafio de se manter a tensão da relação dialética entre teoria e prática, sem que haja a supremacia de uma sobre a outra. Nesta experiência de estágio a metodologia de estudo de caso etnográfico constituiu-se enquanto um meio fundamental para viabilização de tal processo.
Abstract: This article aims to present the internship experience degree in psychology, which was developed through educational actions aimed at the training of teachers in early childhood education. Through reflection on this experience, we sought to question the relevance of the ethnographic case study as a method that can support the theory and practice tension in the relationship between psychology and education. The stage was carried out during 2013 year in the discipline "supervised internship in teacher training psychology" that make up the grade of the psychology course at the federal university of Goiás (campus of Goiânia). The stage group was composed of 3 academic, and the realization of the activities took place in the municipal center for early childhood education, located in Goiania. The development work was marked in the ethnographic method through field observations, interviews with school actors (coordinator and educational assistants) and document analysis (political-pedagogical proposal for early childhood education), followed intervention in the field through a course of short during by the academic. As regards the results obtained, the challenge remains to keep the dialectic relationship tension between theory and practice, without the supremacy of one over the other, in this case ethnographic case study methodology is constituted as a means critical to the viability of such a process.
Palavras-chave: Psicologia
Etnografia
Formação de professor
Psychology
Etnography
Teacher training
País: Brasil
Instituição: Jose Silvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Jataí (RJ)
Citação: PIMENTA. Stéfany Bruna de Brito; BALDUINO, Jordana de Castro; HOERPERS, Gianne Christine; ROCHA, Izabela Barroso Clemente. O estudo de caso etnográfico e o sustentar da relação teoria e prática: o ensino de psicologia para formação de professores na educação infantil. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 13, n., p.1-11, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/41559/22645>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v13i1.41559
Identificador do documento: 10.5216/rir.v13i1.41559
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15204
Data de publicação: Jun-2017
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Stéfany Bruna de Brito Pimenta - 2017.pdf553,82 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons