Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15291
Tipo do documento: Artigo
Título: Ensino intercultural de inglês: respeitando as diferenças
Título(s) alternativo(s): Intercultural english teaching: respecting differences
Autor: Melo, Letticia Vieira de
Resumo: Nós somos seres culturais e interculturais e construímos nossa cultura individual e coletiva a partir das interações que vivenciamos ao longo de nossa vida. Nosso meio de interação mais poderoso são as línguas. É por meio delas que nos comunicamos e que chegam até nós discursos impregnados de cultura (valores, ideologias, costumes). Também é por meio das línguas que interagimos com sujeitos das mais diversas redes sociais e grupos culturais. E a aula de inglês é uma oportunidade de constantes encontros interculturais: pessoas de origem diferentes estudando uma língua também de origem diferente. Por isso, se fazem necessárias discussões sobre cultura na sala de aula e sobre um ensino intercultural de inglês. É isso que este artigo tenta discutir: o que é cultura, o que é interculturalidade e o que seria um ensino intercultural de inglês a partir dos textos de Corbett (2003), Hall (2012), Spencer-Oatey (2012), Spencer-Oatey e Franklin (2009) e Risager (2006) e como o ensino intercultural pode levar à atitudes de respeito às diferenças.
Abstract: We are cultural and intercultural beings and build our individual and collective culture from the interactions we experience throughout our lives. Our most powerful means of interaction are languages. They are the way we use to communicate and through them come to us speeches impregnated with culture (values, ideologies, customs). It is also through language that we interact with individuals from different social and cultural groups networks. And the English classroom is a place of constant intercultural encounters: people of different origin studying a language also of different origin. Therefore, discussions are necessary about culture in the classroom and about intercultural teaching English. That is what this article attempts to discuss: what is culture, what is intercultural and what would be an intercultural teaching English from Corbett texts (2003), Hall (2012), Spencer-Oatey (2012), Spencer-Oatey and Franklin (2009) and Risager (2006) and how intercultural education can lead to attitudes of respect for differences.
Palavras-chave: Cultura
Interculturalidade e ensino de inglês
Culture
Interculture
English teaching
País: Brasil
Instituição: Jose Silvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Jataí (RJ)
Citação: MELO, Letticia Vieira de. Ensino intercultural de inglês: respeitando as diferenças. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 12, n. 2, jul./dez. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37341/21049>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v12i2.37341
Identificador do documento: 10.5216/rir.v12i2.37341
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15291
Data de publicação: Dez-2016
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Letticia Vieira de Melo - 2016.pdf131,23 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons