Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15955
Tipo do documento: Artigo
Título: Leituras de jornal: a crônica jornalística e a história cotidiana
Autor: Santos, Regma Maria dos
Resumo: Neste texto pretendemos abordar a presença do leitor na cronica de Lycidio Paes, enfatizando as diversas interpretações descritas pelo cronista ao citar o leitor que assume diferentes atitudes. A partir dessas características podemos perceber como o jornal propicia a formação intelectual do leitor. seja por meio de um discurso politicamente doutrinário, seja por meio da apresentação de novos hábitos e praticas sociais. E. por outro lado, como o leitor -que não e um sujeito passivo -rearticula e reelabora as informações que recebe.
Abstract: In this writing. we intend to approach the presence of the reader in Lyddio Paes' chronicle so that to emphasise the diverse interpretations described by the chronicler in citing the reader that takes different attitudes. Through these features we can realise both how newspapers provide the reader with intellectual education, whether through a discourse politicaJJy doctrinaire or an introduction of new habits e social practices, and how the reader who is not a passive subject -rearticulates and reelaborates information he receives.
País: Brasil
Instituição: Claudio Lopes Maia
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Catalão (RC)
Citação: SANTOS, Regma Maria dos. Leituras de jornal: a crônica jornalística e a história cotidiana. Opsis, Catalão, v. 1, p. 69-77, maio 2001. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/9197/6329#.W5lWfVVKgdU>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/o.v1i1.9197
Identificador do documento: 10.5216/o.v1i1.9197
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15955
Data de publicação: Mai-2001
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Regma Maria dos Santos - 2001.pdf733,3 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons