Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15979
Tipo do documento: Artigo
Título: Escapes do corpo na infância: sutis possibilidades de resistência aos controles escolares
Autor: Pinheiro, Maria do Carmo Morales
Resumo: Neste texto, examinamos os processos de educação/controle do corpo nas experiências formativas da criança na educação infantil, propondo-se a pensar a infância a partir de seu olhar de estranhamento e desvio que podem burlar e escapar das normatizações corporais próprias de um processo de escolarização, que tem como meta o enquadramento, a homogeneização e a racionalização dos sujeitos para os quais dirige-se
Abstract: The text discusses the processes of the education/control of the body in the formative experiences of the child in childhood education, proposing itself to think the infancy from its look of strangeness and deviation that can cheat and escape of the corporal normatizations proper of a scholarizing process that has as goal the framing, homogenization and rationalization of the subjects to which is directed.
Palavras-chave: Educação do corpo
Controle
Escola
Criança
Fugas
Education of the body
Control
School
Child
Escapes
País: Brasil
Instituição: Valdeci Rezende Borges
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Catalão (RC)
Citação: PINHEIRO, Maria do Carmo Morales. Escapes do corpo na infância: sutis possibilidades de resistência aos controles escolares. Opsis, Catalão, v. 7, n. 8, p. 163-175, jan./jun. 2007. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/9408/6484#.W6PwyHtKgdU>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/o.v7i8.9408
Identificador do documento: 10.5216/o.v7i8.9408
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15979
Data de publicação: Jul-2007
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Maria do Carmo Morales Pinheiro - 2007.pdf46,1 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons