Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16024
Tipo do documento: Artigo
Título: Educação ambiental e alfabetização cartográfica: contribuições de uma experiência vivida
Título(s) alternativo(s): Environmental education and literacy mapping: contributions of a lived experience
Autor: Santos, Juliana de Jesus Santos
Rosa, Odelfa
Resumo: Para se compreender o que o espaço Geográfico representa para uma sociedade, é preciso entender e conhecer o lugar de vivência de cada cidadão. A educação ministrada no meio rural se apresenta inadequada aos alunos desse meio, pois os conteúdos e a metodologia não atendem as necessidades próprias da realidade vivida pelos mesmos, impedindo assim, qualquer relação com a prática cotidiana. Nesta ótica, o entendimento da questão ambiental e o aprendizado da alfabetização cartográfica, deverão ser desenvolvidos e trabalhados com as crianças desde as séries iniciais. Ensinar os alunos as noções espaciais e obter informações sobre a questão ambiental é uma forma de promover a construção de procedimentos no sentido de desenvolver a capacidade das crianças de perceber seu entorno social e fazer sua representação.
Abstract: To understand what the geographical area for a society is, we must understand and know the place of living of each citizen. The education provided in rural areas appears inappropriate to the students that way, because the content and methodology do not meet the requirements of the reality experienced by them, thus preventing, no relation to daily practice. In this perspective, the understanding of environmental issues and learning of literacy mapping should be developed and worked with children from the original series. Teach students the concepts and spatial information about the environmental issue is how to promote construction of procedures to develop the capacity of children to understand their social environment and make their representation.
Palavras-chave: Geografia
Alfabetização cartográfica
Educação ambiental.
Geography
Cartographic literacy
Environmental education
País: Brasil
Instituição: Valdeci Rezende Borges
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Catalão (RC)
Citação: SANTOS, Juliana de Jesus; ROSA, Odelfa. Educação ambiental e alfabetização cartográfica: contribuições de uma experiência vivida. Opsis, Catalão, v. 9, n. 13, p. 251-269, jul./dez. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/10134/6823#.W6ke9HtKgdU>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/o.v9i13.10134
Identificador do documento: 10.5216/o.v9i13.10134
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16024
Data de publicação: Dez-2009
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Juliana de Jesus Santos - 2009.pdf641,4 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons