Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrancisco Júnior, Wilmo Ernesto-
dc.creatorAndrade, Danilo Rosa-
dc.creatorMesquita, Nyuara Araújo da Silva-
dc.date.accessioned2018-10-15T11:48:59Z-
dc.date.available2018-10-15T11:48:59Z-
dc.date.issued2015-04-
dc.identifier.citationFRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto; ANDRADE, Danilo Rosa; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva Mesquita. Visões de cientistas e atividade científica na obra Ponto de Impacto de Dan Brown: possibilidades de inserção de elementos de história e filosofia das ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 32, n. 1, p. 76-98, abr. 2015.pt_BR
dc.identifier.issne- 2175-7941-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16173-
dc.description.abstractConsidering the influence of literature on people lives, this study investigates elements concerning views about scientists and scientific work presented in Deception Point, a novel by Dan Brown. Multiple aspects to represent the scientist figure, life and work, emerge from the novel and problematize characteristics that can be considered as a common sense view, or others perspectives based on more contemporaneous philosophical thoughts on science. Reading and analyzing this novel could be an interesting opportunity to insert elements of history and philosophy of science under different focus. This study discusses some elements, from excerpts of the novel, which may become possibilities for debates in Science classes at schools, and in teacher education.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEpistemologia da ciênciapt_BR
dc.subjectCultura científicapt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectScience epistemologypt_BR
dc.subjectScientific culturept_BR
dc.titleVisões de cientistas e atividade científica na obra Ponto de Impacto de Dan Brown: possibilidades de inserção de elementos de história e filosofia das ciênciaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a influência que a literatura pode exercer sobre a vida das pessoas, este trabalho investiga elementos acerca da visão de cientista e atividade científica presentes na obra Ponto de Impacto de Dan Brown. A obra faz emergir múltiplos aspectos para a figura do cientista, sua vida e atividade, permitindo a problematização de características que podem ser consideradas de “senso comum” e de outras perspectivas as quais se aproximam de pensamentos filosóficos mais contemporâneos sobre ciência. A leitura e análise da obra traria, como desdobramento, um mote para inserir elementos da história e filosofia das ciências sob diferentes enfoques. Este trabalho discute apenas alguns elementos possíveis, a partir de excertos da obra, que seriam possibilidades para a discussão tanto no campo da educação em ciências nas escolas quanto na formação de professores de ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.5007/2175-7941.2014v32n1p76-
dc.publisher.departmentInstituto de Química - IQ (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Wilmo Ernesto Francisco Junior - 2015.pdf358,24 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons