Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16239
Tipo do documento: Artigo
Título: Civilidade, corpo e escolarização da criança: o legado de Descartes e Rousseau
Autor: Pinto, Rubia-Mar Nunes
Resumo: Este texto apresenta uma discussão sobre o processo de desenvolvimento, em Descartes e Rousseau, de uma perspectiva de intervenção sobre a corporalidade infantil cujo ponto de partida é concepção do ser humano como uma dualidade corpo-mente. Pretende-se explicitar como as concepções cartesianas e rousseaunianas sobre a sociedade, o homem e a educação fornecem subsídios para a configuração de pedagogias do corpo que, por sua vez, orientam a organização da escola e a ação educativa dos professores.
Abstract: This text is to present a discussion about the development of a perspective interventive whose goal is child’s of body. Such perspective brings, as its starting point, the concept of a human being with the following dualism body and mind. It is also intented to point out Descartes and Rousseau concepts on society, men and education. They provided meaningful subsidies to the configuration of pedagogies of body, wich guided school organisation and teachers educational action.
Palavras-chave: Corpo
Escola
Criança
Body
School
Children
País: Brasil
Instituição: Sergio Pereira da Silva
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Catalão (RC)
Citação: PINTO, Rubia-Mar Nunes. Civilidade, corpo e escolarização da criança: o legado de Descartes e Rousseau. Revista Poiésis, Catalão, v. 1, n. 1, p. 76-89, jan./dez. 2003. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10510/6984>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v1i1.10510
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v1i1.10510
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16239
Data de publicação: Nov-2003
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rubia-Mar Nunes Pinto - 2003.pdf85,62 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons