Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16257
Tipo do documento: Artigo
Título: Brincar a roda? os cursos de letras e a roda do fracasso do ensino de português no Brasil
Autor: Ribeiro, Erislane Rodrigues
Resumo: Professores e pesquisadores da área de Letras têm sido unânimes em proclamar o fracasso do ensino de Português nos níveis fundamental e médio, apontando, como razões para o fracasso, a dificuldade dos professores em lidar com a diversidade lingüística dos alunos e o ensino pautado na teorização ao invés do trabalho com o texto. De acordo com estas idéias, estamos defendendo, neste artigo, que a principal razão para este fracasso é a longa distância entre o ensino superior e os outros níveis de ensino. Esta longa distância devese ao fato de que alguns professores do ensino superior não são conscientes de que em cursos acadêmicos como Letras eles estão preparando estudantes para serem professores.
Abstract: Professors and researchers of Language Studies have been unanimous in saying about the failure of Portuguese teaching in Elementary and High School. In their opinion, the principal reason for this failure is the teachers’s difficult in leading with students’s linguistic variation and the teaching squeezed in theorization instead of working with texts. According to these ideas, we are defending, in this paper, that the main reason for this failure is the long distance between teaching in College and the others levels of teaching. This long distance is because professors are not conscious that in academical courses, like Letras, they are preparing students be teachers.
Palavras-chave: Ensino de Português
Formação de professores
Responsabilidade
Portuguese teaching
Teachers’ improvement
Responsibility
País: Brasil
Instituição: Sergio Pereira da Silva
Unidade acadêmica: Regional de Catalão (RC)
Citação: RIBEIRO, Erislane Rodrigues. Brincar a roda? os cursos de letras e a roda do fracasso do ensino de português no Brasil. Revista Poiésis, Catalão, v. 2, n. 2, p. 118-126, jan./dez. 2004. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10526/6996>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v2i2.10526
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v2i2.10526
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16257
Data de publicação: Dez-2004
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Erislane Rodrigues Ribeiro - 2004.pdf51,7 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons