Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16258
Tipo do documento: Artigo
Título: Formação de professores: transformação e reprodução
Autor: Cardoso, João Batista
Resumo: Pela amplitude de seu objeto, os cursos de Pedagogia deveriam ter uma atuação mais ampla junto às licenciaturas, exercendo uma posição de vanguarda nas questões que dizem respeito à aprendizagem. As licenciaturas vêm se isolando entre fronteiras epistemológicas rígidas, diminuindo o espaço que, historicamente, era ocupado, entre elas, pelo profissional da educação. Como exemplo dessa distorção as didáticas especiais estão sendo ministradas sem que o licenciando tenha cursado a Didática Geral. Áreas pedagógicas como Sociologia e Filosofia da educação não têm a ênfase que deveriam ter nas licenciaturas e a Psicologia da Educação limita-se a poucas horas semanais.
Abstract: For the width of their object, the courses of Pedagogy should have a wider performance close to the degrees, exercising a vanguard position in the subjects that concern the learning. Ins spite of that verification, the degrees are isolating among rigid knowledge borders, reducing the space that, historically, was busy, among them, by the professional of the education. As example of that distortion the special didacticisms are being supplied without licensing has studied the General Didacticism. Pedagogic areas as Sociology and Philosophy of the education don’t have the emphasis that they should have in the degrees and the Psychology of the Education is limited as few weekly hours.
Palavras-chave: Pedagogia
Licenciatura
Ensino
Pedagogy
Degree
Teach
País: Brasil
Instituição: Sergio Pereira da Silva
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Catalão (RC)
Citação: CARDOSO, João Batista. Formação de professores: transformação e reprodução. Revista Poiésis, Catalão, v. 2, n. 2, p. 73-91, jan./dez. 2004. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10523/6993>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v2i2.10523
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v2i2.10523
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16258
Data de publicação: Dez-2004
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - João Batista Cardoso -2004.pdf108,5 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons