Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16262
Tipo do documento: Artigo
Título: As narrativas sobre a surdez: abordagens e propostas educacionais para surdos
Autor: Tartuci, Dulcéria
Resumo: A educação de surdos, desde seu princípio, teve a língua(gem) como questão central e, a partir daí, esse tema acabou por ocupar o espaço de todas a discussões, o que tornou a própria história da educação dos surdos quase uma réplica da história das diferentes abordagens da aquisição da língua para esses sujeitos, levando a aquisição de conhecimentos a ser um apêndice da primeira. Daí não ser possível compreender as questões educacionais sem compreender as concepções de aprendizagem da língua que motivaram toda a educação e escolarização dos surdos. Nos discursos e práticas sobre a surdez e a educação dos sujeitos surdos, ressalta-se o debate: língua de sinais e língua majoritária (oral e escrita) e, apesar de diferentes motivações, o norte é a interação, comunicação, enfim, a inclusão escolar e social. Portanto, as discussões são tecidas a partir das diferentes abordagens educacionais, suas motivações, o debate língua de sinais e língua majoritária, o desenvolvimento cognitivo e lingüístico e suas repercussões na formação da pessoa.
Abstract: The deaf’s education has been always a language question. This way, desf’s education’ history became a reply of the language’s acquisition’s history. This article intends to show and debate nowadays discurses and practices about education and deafness. It defends a interaction between sign languague and official language (written and oral), as a political and practice attitude of a social inclusion of deaf student, his formation and sociability.
Palavras-chave: Língua de sinais
Educação de surdos
Inclusão
Interação
Sign language
Deaf’s education
Inclusion
Interaction
País: Brasil
Instituição: Sergio Pereira da Silva
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Catalão (RC)
Citação: TARTUCI, Dulcéria. As narrativas sobre a surdez: abordagens e propostas educacionais para surdos. Revista Poiésis, Catalão, v. 3, n. 3/4, p. 93-113, jan./dez. 2005/06. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10548/7018>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v3i3e4.10548
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v3i3e4.10548
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16262
Data de publicação: Dez-2006
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Dulcéria Tartuci - 2006.pdf117,54 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons