Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16267
Tipo do documento: Artigo
Título: Ensino de geografia nos anos iniciais: leitura de mundo através de conceitos e mapas
Título(s) alternativo(s): Geography teaching in early years: world reading throughout concepts and maps
Autor: Santos, Juliana de Jesus
Resumo: A formação de profissionais críticos e reflexivos se torna necessidade diante do acelerado mundo competitivo. Nesse sentido, a busca por novos caminhos para os professores que atuam na primeira fase do Ensino Fundamental e alunos críticos, conscientes, dar-se-á a partir das transformações que precisam ser realizadas no cenário atual de nossas escolas. Em função destas questões, este trabalho tem por objetivo destacar a importância da construção de conceitos geográficos pela criança, especificamente o conceito “lugar”, que contribui para a compreensão do mundo em que vivem e atuam. Intimamente relacionada à edificação do conceito de lugar, será abordada a relevância da cartografia nos anos iniciais, possibilitando às crianças uma variedade de representações para o estudo dos lugares e do mundo.
Abstract: The formation of reflective practitioners becomes a critical need considering the fast competitive world. So that, the search for new paths by teachers, who work in the first stage of elementary school students, will occur from the changes that need to be made in the current scenario of our schools. In light of these issues, this study aims at highlighting the importance of the geographical concepts construction by the child, specifically the concept of “place” that contributes to understanding the world we live and work in. Closely related to that construction of place concept, it will be shown the importance of cartography in early years, allowing children be in touch with a huge variety of representations which is important to places and to the world.
Palavras-chave: Geografia
Ensino-aprendizagem
Conceitos geográficos
Cartografia
Geography
Teaching and learning
Geographical concepts
Cartography
País: Brasil
Instituição: Dulcéria Tartuci
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Catalão (RC)
Citação: SANTOS, Juliana de Jesus. Ensino de geografia nos anos iniciais: leitura de mundo através de conceitos e mapas. Poiésis Pedagógica, Catalão, v. 6, n. 1, p. 95-112, jan./dez. 2007/08. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10840/7199>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v6i1.10840
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v6i1.10840
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16267
Data de publicação: Dez-2008
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo- Juliana de Jesus Santos - 2008.pdf358,93 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons