Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16279
Tipo do documento: Artigo
Título: Apropriação e significação das normas na dinâmica interativa da educação infantil
Autor: Sousa, Adriana Oliveira de
Resumo: O presente estudo faz uma investigação sobre o processo de apropriação das normas escolares pelas crianças de 4 – 6 anos, partindo das práticas discursivas desencadeadas na dinâmica interativa de educação infantil no município de Catalão – Go. Ao partir do pressuposto de que as relações estabelecidas nas instituições educativas são orientadas por regras que se estabilizam, autorizam e privilegiam certas formas de agir e comportar-se, nossa proposta foi entender os diferentes modos de apropriação e significação dessas normas pelas crianças, ancorando na abordagem histórico-cultural.
Abstract: The present paper has the objective of analyzing the appropriation process and the meaning of the school rules for children aged 4 – 6, in the interactive dynamic of the a pre-school in Catalão – GO municipality. From the pre-supposed on that the social interactions establishment in the educational agency are oriented for rules that establish and privilege certain forms of to act and behave, our work was to understand the different ways of appropriation and meaning of these rules for children, supposing in the theoretical-methodological the cultural-historical approach.
Palavras-chave: Significação
Normas
Educação infantil
Meaning
Rules
Children’s education
País: Brasil
Instituição: Sergio Pereira da Silva
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Catalão (RC)
Citação: SOUSA, Adriana Oliveira de. Apropriação e significação das normas na dinâmica interativa da educação infantil. Revista Poiésis, Catalão, v. 3, n. 3/4, p. 126-143, jan./dez. 2005/06. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10550/7020>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v3i3e4.10550
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v3i3e4.10550
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16279
Data de publicação: Dez-2006
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Adriana Oliveira de Sousa - 2006.pdf97,65 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons