Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16282
Tipo do documento: Artigo
Título: (In)certezas e perspectivas no universo da educação de jovens e adultos no Brasil: tramas , resquícios e avanços
Título(s) alternativo(s): (Un)certainty and perspective in the universe of the youth and adult education: woof, remnants and advance
Autor: Dourado, José Aparecido Lima
Resumo: O sistema educacional brasileiro sempre foi marcado por um forte processo de exclusão social que se torna visível por meio dos milhares de analfabetos que adentraram o século XXI. Embora não seja o único responsável por tamanha mazela, cabe destacar que o capital utiliza da escola para segregar e, por vezes, formar sua mão-de-obra que deve estar apta para desenvolver funções manuais. Este artigo tem por intuito reafirmar a Educação de Jovens e Adultos como instrumento de empoderamento social, de maneira a fomentar a discussão sobre os seus (des)caminhos, bem como os desafios a serem superados neste limiar de século XXI, para que esta cumpra com o seu papel social. Trata-se, pois, de uma tentativa de contribuir para o processo de construção de uma educação voltada para a promoção da cidadania em toda sua plenitude, como condição precípua para o “alçar vôo” daqueles que por motivos diversos não tiveram a possibilidade de frequentar a escola.
Abstract: The Brazilian educational system has always been marked by a strong process of social exclusion which is visible through the thousands of illiterate who come to the twenty-first century. Although the capital is not solely responsible for such problems, it is emphasized that its use in school promotes the segregation and sometimes the formation of a labor force that is able to develop hand work. This paper intends to reaffirm the Youth and Adults Education as a tool for social empowerment, in order to foster the discussion about its paths and challenges to be overcome in the beginning of this XXI century, so that it can complies with its social role. Thus, it is an attempt to contribute to the building process of an education focused on the promotion of citizenship in all its fullness, as a condition for those who have not had the opportunity to attend the school to “take off” in their lives.
Palavras-chave: Cidadania
EJA
Exclusão Social
Analfabetos
Empoderamento social
Citizenship
Social exclusion
Illiterate
Citizenship
Social Empowerment
País: Brasil
Instituição: Dulcéria Tartuci
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Catalão (RC)
Citação: DOURADO, José Aparecido Lima. (In)certezas e perspectivas no universo da educação de jovens e adultos no Brasil: tramas , resquícios e avanços. Poiésis Pedagógica, Catalão, v. 7, n. 1, p. 73-92, jan./dez. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10894>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v7i1.10894
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v7i1.10894
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16282
Data de publicação: Dez-2009
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - José Aparecido Lima Dourado - 2009.pdf789,82 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons