Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16283
Tipo do documento: Artigo
Título: Ortografia: aprendizagem e ensino
Título(s) alternativo(s): Spelling: learning and teaching
Autor: Santos, Maria José dos
Rosa, Maria Nerci Silvério Diniz
Nicolau, Alinne Pereira
Resumo: Aprender a comunicar-se por meio da língua escrita é um dos principais objetivos daqueles que ingressam na escola e o bom desenvolvimento dessa capacidade é condição básica para aprendizagens futuras. A aprendizagem da ortografia e seu domínio tem chamado a atenção de pesquisadores que buscam entender os processos cognitivos implicados nesta aprendizagem. Neste trabalho, apresentam-se resultados de investigações que apontam alguns fatores que favorecem a apropriação das normas ortográficas e oferecem subsídios para práticas de ensino da ortografia.
Abstract: Learning to communicate through written language is one of the main goals of those who enter school, so that the good development of that capacity is a basic condition for future learning. Thus, spelling learning and its domain have attracted some attention from researchers who seek to understand cognitive processes involved in learning. In this paper, we show research findings that indicate some factors which favor the assumption of orthographic rules and provide additional practice for spelling teaching.
Palavras-chave: Língua escrita
Aprendizagem
Ortografia
Written language
Learning
Spelling
País: Brasil
Instituição: Dulcéria Tartuci
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Catalão (RC)
Citação: SANTOS, Maria José dos; ROSA, Maria Nerci Silvério Diniz; NICOLAU, Alinne Pereira. Ortografia: aprendizagem e ensino. Poiésis Pedagógica, Catalão, v. 7, n. 1, p. 109-129, jan./dez. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10896>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v7i1.10896
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v7i1.10896
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16283
Data de publicação: Dez-2009
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Maria José dos Santos - 2009.pdf832,33 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons