Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16284
Tipo do documento: Artigo
Título: O ensino CTS em educação química: uma oficina para professores e alunos do curso de licenciatura em química da UFG
Título(s) alternativo(s): STS in chemical education: a workshop for teachers and students of chemistry at UFG
Autor: Nunes, Simara Maria Tavares
Retondo, Carolina Godinho
Epoglou, Alexandra
Teixeira Junior, José Gonçalves
Resumo: Devido à importância de conhecimentos sobre Ciência e Tecnologia para uma participação ativa e responsável na sociedade atual, buscou-se proporcionar uma oficina aos licenciandos e professores em exercício sobre a utilização da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Química. O objetivo foi propiciar o conhecimento das vantagens da aplicação dessa abordagem no Ensino, demonstrando práticas pedagógicas diferenciadas, mais eficazes e motivadoras, colocando o aluno no foco do processo de ensino e aprendizagem. As atividades desenvolvidas buscaram unir ação e reflexão, de uma forma dinâmica e com a participação ativa de todos os envolvidos. Assim, buscou-se mostrar e demonstrar novas atividades que poderão ajudar o professor no desempenho de sua função, num processo de contextualização dos conceitos científicos, introduzindo a abordagem CTS nas suas aulas.
Abstract: Due to the importance of knowledge about Science and Technology for an active and responsible participation in current society, it was planned a workshop for teachers and graduate students of chemistry about the use of a new approach of Science, Technology and Society (STS) in Chemical Education. The objective was to propitiate the knowledge of advantages from the application of that approach, demonstrating differentiated methodologies, more effective and motivators, so that putting the student in the focus of teaching and learning process. The developed activities at that workshop looked for to unite action and reflection, in a dynamic way and with the active participation of all involved. Thus, it was looked for to show and to demonstrate new activities that can help teacher in the acting of his/her function, in a process of contextualization of scientific concepts, introducing STS approaches in their classes.
Palavras-chave: Formação inicial e continuada
Ensino CTS
Lúdico
Initial e continued formation
STS teaching
Ludical
País: Brasil
Instituição: Dulcéria Tartuci
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Catalão (RC)
Citação: NUNES, Simara Maria Tavares; RETONDO, Carolina Godinho; EPOGLOU, Alexandra; TEIXEIRA JUNIOR, José Gonçalves. O ensino CTS em educação química: uma oficina para professores e alunos do curso de licenciatura em química da UFG. Poiésis Pedagógica, Catalão, v. 7, n. 1, p. 93-108, jan./dez. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10895>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v7i1.10895
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v7i1.10895
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16284
Data de publicação: Dez-2009
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Simara Maria Tavares Nunes - 2009.pdf801,65 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons