Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16286
Tipo do documento: Artigo
Título: Narrativas de experiências de professores de apoio e recurso
Título(s) alternativo(s): Narratives of experience of teachers and support resource
Autor: Oliveira, Vânia Rocha de
Resumo: O presente trabalho objetiva conhecer experiências de vida de professoras de apoio e professor de recurso do município de Catalão (GO) a partir do uso de (auto) biografias. A importância de discutir este tema se justifica pelo fato de que a partir das experiências de vida dessas professoras podemos apreciar suas histórias, seus fazeres pedagógicos, suas indagações e suas dificuldades frente à inclusão. A metodologia foi pautada na memória, instrumento essencial no trabalho com Experiências de Vida. Como suporte metodológico, utilizamos entrevistas semi-estruturadas com registro das mesmas através da gravação e análise. O resultado evidencia a importância do professor de apoio e do professor de recursos na escola regular e a necessidade de uma melhor infra-estrutura nas escolas inclusivas e materiais pedagógicos, para se trabalhar com alunos com necessidades especiais. Um dos aspectos relevantes dessa pesquisa refere-se ao fato de como aprendemos a ser professor (a) de alunos especiais.
Abstract: This study investigated the experiences of life support teachers and resource teachers, in Catalão (GO) from the use of (auto) biographies. The importance of discussing this topic is justified by the fact that from the life experience of these teachers we assess their experiences, their pedagogical practices, their questions and difficulties facing the inclusion. The methodology was based on memory, essential tool in working with Life Experience. Like methodological support, we used semi-structured interviews with the same register by recording and analysis. The result shows the importance of support teacher and resource teacher in regular schools and the need for better infrastructure in inclusive schools and pedagogical materials for working with students with special needs. An important aspect of this research, refers to the fact that now we learn to be a teacher of special students.
Palavras-chave: Experiências de vida
Professoras de apoio e recurso
Inclusão
Experiences of life
Support and resource teachers
Inclusion
País: Brasil
Instituição: Maria José dos Santos
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional de Catalão (RC)
Citação: OLIVEIRA, Vânia Rocha de. Narrativas de experiências de professores de apoio e recurso. Poiésis Pedagógica, Catalão, v. 8, n. 1, p. 158-171, jan./jun. 2010. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12179>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v8i1.12179
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v8i1.12179
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16286
Data de publicação: Jun-2010
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Vânia Rocha de Oliveira - 2010.pdf99 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons