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Tipo do documento: Artigo
Título: A gestão do conhecimento e a análise de redes sociais:um estudo aplicado no sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Goiás
Título(s) alternativo(s): Management of knowledge and analysis of social networks: a study applied in the library system of the Federal University of Goiás
Autor: Ferreira, Liliane Juvência Azevedo
Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Martins, Dalton Lopes
Resumo: A importância dada à informação e ao conhecimento tem motivado as organizações à busca por adequações tecnológicas e recursos humanos qualificados como meio estratégico no alcance de objetivos. A justificativa para essa importante consideração deve-se ao contínuo avanço das tecnologias da informação e da comunicação que vem desenvolvendo a produção de informação e conhecimento. A Gestão do Conhecimento como prática de disseminação de saber implícito em organizações tem sido uma alternativa interessante para a administração organizacional. E as redes de conhecimento, elo sistemático formado por especialistas dentro de uma organização, constituem grupo de pessoas socialmente envolvidas com o propósito de criar, gerar e disseminar conhecimento a favor do desenvolvimento institucional. Para tanto, esta pesquisa tem como principal proposta analisar como as redes de conhecimento se configuram em instituições públicas, tomando como campo empírico o sistema de bibliotecas de uma universidade federal. A pesquisa utiliza o estudo de caso como método de investigação e a análise de redes sociais como técnica de análise dos dados. As etapas constituíram em: identificação dos atores do conhecimento do SiBi/UFG; exame do fluxo de conhecimento; e, por fim, análise da configuração dos relacionamentos, utilizando grafos na ilustração. As redes encontradas ilustram laços enfraquecidos no sistema. No entanto, em certa medida, mais fortes nos grupos de bibliotecas, configurando uma rede social fragmentada. Concluiu-se, a partir dos resultados em ARS, que a Gestão do Conhecimento como método organizacional não é prática usual no SiBi/UFG, contudo apresenta algumas características em sua estrutura.
Abstract: The importance given to information and knowledge has led organizations to seek technological adaptations and qualified human resources as a strategic means in achieving objectives. The justification regarding this important statement lies on the continuous development of information and communication technologies that has been developing the production of information and knowledge. Knowledge Management as a practice of dissemination of implicit knowledge in organizations has been an interesting alternative for the organizational administration. And knowledge networks, a systematic link formed by specialists within an organization, constitute a group of people socially involved with the purpose of creating, generating and disseminating knowledge in favor of institutional development. To do so, this research has as main proposal to analyze how knowledge networks are configured in public institutions, taking as an empirical field the library system of a federal university. The research uses the case study as a research method and the analysis of social networks as data analysis technique. The stages consisted in: identification of the actors of the knowledge of the SiBi/UFG; examination of the flow of knowledge; and, finally, analysis of the configuration of the relationships, using graphs in the illustration. The networks found illustrate weakened links in the system. However, to a certain extent, stronger in the groups of libraries, configuring a fragmented social network. It was concluded from the results in ARS that Knowledge Management as an organizational method is not a usual practice in SiBi/UFG; however, SiBi/UFG has some Knowledge Management characteristics in its structure.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Redes sociais
Redes de conhecimento
Bibliotecas
Knowledge management
Social networks
Knowledge networks
Libraries
País: Brasil
Citação: FERREIRA, Liliane Juvência Azevedo; ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende; MARTINS, Dalton Lopes. A gestão do conhecimento e a análise de redes sociais: um estudo aplicado no sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Goiás. Informação & Sociedade: estudos. João Pessoa, v. 27, n. 2, p. 145-168, maio/ago. 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n2.30720
Identificador do documento: 10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n2.30720
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16418
Data de publicação: Ago-2017
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