Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Simone Sendin Moreira-
dc.creatorFavetta, Leda Rodrigues de Assis-
dc.date.accessioned2019-02-11T11:08:56Z-
dc.date.available2019-02-11T11:08:56Z-
dc.date.issued2013-08-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Simone Sendin Moreira; FAVETTA, Leda Rodrigues de Assis. Metodologias alternativas na formação dos professores de biologia: a questão dos projetos. Eccos Revista Científica, São Paulo, n. 31, p. 181-190, maio/ago. 2013.pt_BR
dc.identifier.issne- 1983-9278-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17035-
dc.description.abstractThe didactic modalities are strategies of teaching and learning. A type of didactics modalities method used in teaching science and biology are the Education Projects. The work presented is a research-action with the objective to discuss the use of the modality “projects” during the lessons of Didactics of Sciences, in a course in Biological Sciences. The choice of this modality was determined based on the questions and uncertainties of the future teachers ‒ students of the discipline ‒ in relation of using of this modality into their classes after graduation. The dynamics of the activity was divided into: a) Selection of the problem; b) Preparation of work plan; c) Implementation of the plan. The pedagogical experience was conducted between 2009 and 2010. The results indicated the possibility of working with this modality in biology and science classes, demystifying the dichotomy between “theoretical possibilities against practical possibility” in the speech of students at the beginning of the discipline.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectModalidades didáticaspt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectTeachers trainingpt_BR
dc.subjectTeaching biologypt_BR
dc.subjectTeaching methodspt_BR
dc.subjectProjectspt_BR
dc.titleMetodologias alternativas na formação dos professores de biologia: a questão dos projetospt_BR
dc.title.alternativeAlternative methods in biology teachers training: the issue of projectspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs modalidades didáticas se constituem em estratégias de ensino-aprendizagem. Um tipo de modalidade didática utilizada no ensino de ciências e biologia são os Projetos de Ensino. O trabalho apresentado se constitui em uma pesquisa-ação com objetivo de discutir a utilização da modalidade “Projetos” durante as aulas de Didática das Ciências, em um curso de Ciências Biológicas. A escolha dessa modalidade foi determinada em função dos questionamentos e inseguranças dos futuros professores ‒ alunos da disciplina ‒ em relação à utilização dessa modalidade em suas aulas depois de formados. A dinâmica da atividade foi dividida em: a) seleção do problema; b) Elaboração do plano de trabalho; c) Execução do plano. A experiência pedagógica foi realizada entre 2009 e 2010. Os resultados obtidos indicaram a possibilidade de trabalho com essa modalidade nas aulas de ciências e biologia, desmistificando a dicotomia “possibilidade teórica versus possibilidade prática” presente no discurso dos alunos, no início da disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.5585/EccoS.n31.3079-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)pt_BR
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Simone Sendin Moreira Guimarães - 2013.pdf329,95 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons