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dc.creatorParanhos, Rones de Deus-
dc.creatorShuvartz, Marilda-
dc.date.accessioned2019-02-20T12:13:51Z-
dc.date.available2019-02-20T12:13:51Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.citationPARANHOS, Rones de Deus; SHUVARTZ, Marilda. A relação entre educação ambiental e a educação de jovens e adultos sob a perspectiva da trajetória dos educadores. Contexto & Educação, Ijuí, v. 28, n. 91, p. 84-105, set./dez. 2013.pt_BR
dc.identifier.issne- 2179-1309-
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17098-
dc.description.abstractThe article presents the results of a research conducted with teachers of Youth and Adults (EJA) in a school in the city of Goiânia, Goiás, Brazil. The goal is to provide elements that allow to understand how the inclusion of environmental education (EE) in the EJA. For this, we identified the concepts and practices of teachers on the EJA and EA through a questionnaire. Teachers pointed out difficulties to work in EA EJA, for reasons that underlie aspects of initial training. The analysis revealed the need for insertion of the EA under the EJA critical perspective, due to the specific audience of adult education. Research indicates the indispensability of the continuing education of teachers as well as the reformulation of pedagogical municipal adult education in order to contemplate Environmental Education.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleA relação entre educação ambiental e a educação de jovens e adultos sob a perspectiva da trajetória dos educadorespt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between environmental education and youth and adult education under the perspective of path of educatorspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado realizada com professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da cidade de Goiânia, Estado de Goiás, Brasil. O objetivo é fornecer elementos que possibilitem compreender como se dá a inserção da Educação Ambiental (EA) na EJA. Para isso, foram levantadas as concepções e práticas dos professores sobre a EJA e a EA pela aplicação de um questionário. Os professores apontaram dificuldades para trabalhar a EA na EJA, por motivos que perpassam os aspectos da formação inicial. As análises revelaram a necessidade da inserção da EA na EJA sob a perspectiva crítica, em razão das especificidades do público da educação de adultos. A investigação indica a imprescindibilidade da formação continuada dos professores, bem como da reformulação da proposta pedagógica municipal para EJA de forma a contemplar a Educação Ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.identifier.doi10.21527/2179-1309.2013.91.84-105-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)pt_BR
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