Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17130
Tipo do documento: Artigo
Título: Ética relacional, formação e autoria docente na perspectiva da inclusão
Título(s) alternativo(s): Relational ethics, teacher education and authorship in an inclusive perspective
Ética relacional, formación y autoría docente en la perspectiva de la inclusión
Autor: Bengezen, Viviane Cabral
Resumo: Neste trabalho, apresento resultados de uma pesquisa narrativa desenvolvida na paisagem de uma escola pública, quando eu era professora de apoio de Catarina, uma aluna do nono ano com baixa visão. Meu objetivo é compor histórias de formação e autoria docente (BENGEZEN, 2017), com foco na ética relacional (CLANDININ; CAINE; LESSARD, 2018) entre professores de línguas e alunos com baixa visão. Percorrendo o caminho teórico-metodológico da pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2015), realizei uma composição de sentidos das experiências com base em Ely, Vinz, Downing e Anzul (2005). Na transição dos textos de campo aos textos intermediários e aos textos de pesquisa, o trabalho relacional entre Catarina e eu permeou todo o processo, possibilitando honrar as experiências vividas, compondo sentidos em conjunto, considerando as perspectivas do outro e revendo meu modo de estar no mundo.
Abstract: In this paper, I present the results from a narrative inquiry developed in the landscape of a public school, when I was a support teacher for Catarina, a grade nine student with low vision. I aim at composing teacher education and authorship stories (BENGEZEN, 2017), focusing on relational ethics (CLANDININ; CAINE; LESSARD, 2018) among language teachers and students with low vision. By following the theoretical-methodological path of narrative inquiry (CLANDININ, CONNELLY, 2000, 2015), I created meaning-making from the experiences we lived, based on Ely, Vinz, Downing and Anzul (2005). In the transition from field texts to intermediate research texts and research texts, the relational work between Catarina and myself permeated the whole process, making it possible to honor the lived experiences, composing meanings together, considering the perspectives of the other and reviewing my way of being in the world.
En este artículo, presento resultados de una investigación narrativa desarrollada en el paisaje de una escuela pública, cuando yo era profesora de apoyo de Catarina, una alumna del noveno año con baja visión. El objetivo de este trabajo es redactar historias de formación y autoría docente (BENGEZEN, 2017), con foco en la ética relacional (CLANDININ, CAINE, LESSARD, 2018) entre profesores de lenguas y alumnos con baja visión. Recorriendo el camino teorico metodologico de la investigación narrativa (CLANDININ, CONNELLY, 2000, 2015), realizé una composición de sentidos de las experiencias basadas en Ely, Vinz, Downing y Anzul (2005). En la transición de los textos de campo a los textos intermedios ya los textos de investigación, el trabajo relacional entre Catarina y yo permeó todo el proceso, posibilitando honrar las experiencias vividas, componiendo sentidos en conjunto, considerando las perspectivas del otro y revisando mi modo de estar en el mismo mundo.
Palavras-chave: Ética relacional
Formação de professores de línguas
Inclusão
Relational ethics
Language teacher education
Inclusion
Formación de profesores de idiomas
La inclusión
País: Brasil
Instituição: Maria Helena de Paula
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Catalão (RC)
Citação: BENGEZEN, Viviane Cabral. Ética relacional, formação e autoria docente na perspectiva da inclusão. Linguagem: estudos e pesquisas, Catalão, v. 22, n. 1, p. 159-170, jan./jun. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/54493/26080>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/lep.v22i1.54493
Identificador do documento: 10.5216/lep.v22i1.54493
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17130
Data de publicação: Jun-2018
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Viviane Cabral Bengezen - 2018.pdf66,47 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons