Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17131
Tipo do documento: Artigo
Título: O ensino de libras e a linguística aplicada: uma ponte possível
Título(s) alternativo(s): The teaching of libras and applied linguistics: a possible bridge
La enseñanza de libras y la lingüística aplicada: uma puente posible
Autor: Neigrames, Wáquila Pereira
Santos, Lucas Eduardo Marques
Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra
Resumo: linguística Aplicada - LA está presente em todo processo de ensino e aprendizagem. Inserida no meio acadêmico, possui como principal característica a interdisciplinaridade que soma às outras disciplinas uma investigação para melhor compreender e pesquisar os problemas linguísticos a que estamos expostos. Assim, de acordo com o contexto social, o processo histórico, político, econômico, cultural e de identidade a LA também pode assumir um caráter transdisciplinar. Abordaremos, portanto, neste trabalho, a aplicação da LA ao ensino de Língua Brasileira de Sinais - Libras por meio de uma breve discussão acerca da identidade e da cultura como norteadoras no processo ensino-aprendizagem de Línguas de Sinais - LS. A LA no Brasil vem cada vez mais ganhando espaço e suas ramificações sugerem explorar novos caminhos, ou seja, há uma série de métodos que aparecem através da necessidade de elaboração de métodos de análise, neste trabalho serão explorados os procedimentos analíticos desenvolvidos pela Linguística Sistêmico–funcional, proposta inicialmente elaborada por Halliday, e que explora o caráter metafuncional da língua. Não obstante, trabalharemos empenhados em estabelecer inicialmente métodos que permitam ao pesquisador identificar as questões geradas a partir da Avaliatividade presente nas construções dos enunciados expressos por indivíduos que atuam na área de formação de Libras.
Abstract: Applied Linguistics - AL is present in every teaching and learning process. Inserted in the academic environment, it has as main characteristic the interdisciplinarity that adds up to the other disciplines an investigation to better understand and to research the linguistic problems to which we are exposed. Thus, according to the social context, the historical, political, economic, cultural and identity process the AL can also assume a transdisciplinary character. Therefore we will address in this work the application of AL to the teaching of Brazilian Sign Language - Libras through a brief discussion about identity and culture as guides in the teaching and learning process of Sign Language - SL. AL in Brazil is increasing and its ramifications suggest exploring new ways, that is, there are a number of methods that appear through the need to elaborate methods of analysis, in this work will be explored the analytical procedures developed by Systemic- functional linguistics, a propose initially elaborated by Halliday, and that explores the metafunctional character of the language. Nonetheless, we will work committed to initially establish methods that allow the researcher to identify the issues generated from the Assessment present in the constructions of statements expressed by individuals who work in the area of formation in Libras.
La lingüística aplicada - LA está presente en todo proceso de enseñanza y aprendizaje. Inserida en el medio académico, tiene como principal característica la interdisciplinaridad que suma a las otras disciplinas una investigación para comprender mejor y buscar los problemas lingüísticos a los que estamos expuestos. Así, de acuerdo con el contexto social, el proceso histórico, político, económico, cultural y de identidad a LA también puede asumir un carácter transdisciplinario. En este trabajo, abordamos la aplicación de la LA a la enseñanza de la Lengua Brasileña de Señales - Libras por medio de una breve discusión acerca de la identidad y la cultura como orientadoras en el proceso enseñanza-aprendizaje de Lenguas de Señales - LS. La A en Brasil viene cada vez más ganando espacio y sus ramificaciones sugieren explorar nuevos caminos, o sea, hay una serie de métodos que aparecen a través de la necesidad de elaboración de métodos de análisis, en este trabajo se explorarán los procedimientos analíticos desarrollados por la Lingüística Sistémico- funcional, propuesta inicialmente elaborada por Halliday, y que explora el carácter metafuncional de la lengua. No obstante, trabajaremos empeñados en establecer inicialmente métodos que permitan al investigador identificar las cuestiones generadas a partir de la Evaluación de la presente en las construcciones de los enunciados expresados por individuos que actúan en el área de formación de Libras.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Libras
Ensino-aprendizagem
Applied linguistics
Teaching-learning
La enseñanza y el aprendizaje
País: Brasil
Instituição: Maria Helena de Paula
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Catalão (RC)
Citação: NEIGRAMES, Wáquila Pereira; SANTOS, Lucas Eduardo Marques; ALMEIDA, Fabíola Aparecida Sartin Dutra. O ensino de libras e a linguística aplicada: uma ponte possível. . Linguagem: estudos e pesquisas, Catalão, v. 22, n. 1, p. 67-82, jan./jun. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/54460/26048>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/lep.v22i1.54460
Identificador do documento: 10.5216/lep.v22i1.54460
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17131
Data de publicação: Jun-2018
Aparece nas coleções:RC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Wáquila Pereira Neigrames - 2018.pdf95,7 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons