Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17159
Tipo do documento: Artigo
Título: Em busca de uma identidade: o curso de pedagogia da UFG
Autor: Sousa Neto, Alípio Rodrigues de
Resumo: Tendo como referencial as reflexões de GOODSON, bem como as discussões realizadas por SILVA, MOREIRA, OLIVEIRA e SANTOS sobre a História do Currículo, este texto tem como objetivo apresentar algumas conclusões a que chegamos, a partir do estudo realizado no Mestrado em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, sobre o processo de reformulação curricular ocorrido na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás no período que se estende do final da década de 70 ao início dos anos 80. Entendido como um recorte dentro do conhecimento social mais amplo, o currículo é produto de um contexto histórico/social no qual se manifestam interesses diversos. Desta forma, procuramos evidenciar as discussões referentes à reformulação do curso de Pedagogia, bem como os conflitos entre posições que expressavam interesses diversos, tanto no plano nacional como local, as condições internas à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás que propiciaram a vitória de um dado projeto de formação do profissional pedagogo, as resistências de segmentos ligados diretamente ao curso de Pedagogia (especialistas, professores e alunos da Instituição) que, afetados em seus interesses pela nova proposta curricular implantada em 1984, se posicionaram contrários à reformulação.
Abstract: Having as reference the reflections of Goodson, as well as the discussions done by Silva, Moreira, Oliveira and Santos about the History of the Curriculum, the current dissertation has as its object of investigation, the process of curriculum reformulation which occurred in the Education Faculty at the Federal University of Goiás during the period that goes from the end of the 70’s decade until the beginning of the 80’s. Understood as a small cut out of the larger social knowledge, curriculum is a product of a historical/social context in which several interests are displayed. This way, we try to show, in the present study, the discussions referring to the reformulation of the Pedagogy course as well as the conflicts among positions that express many interests, in the national as well as local (Goiás) plans, the internal conditions of the Education Faculty at the Federal University of Goiás that caused the victory of a certain project of formation of the Pedagogue professional, the resistances of segments directly connected to the Pedagogy course (specialists, teachers and students of the institution), which, affected in their interests for the new curriculum proposal implanted in 1984, have positioned themselves against the reformulation.
Palavras-chave: História do currículo
Pedagogia
Formação de professores
History of curriculum
Pedagogy
Formation of the teachers
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: SOUSA NETO, Alípio Rodrigues de. Em busca de uma identidade: o curso de pedagogia da UFG. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 1, jan./jul. 2005. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20395/19129>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i1.176
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i1.176
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17159
Data de publicação: Jul-2005
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Alípio Rodrigues de Sousa Neto - 2005.pdf269,09 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons