Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17162
Tipo do documento: Artigo
Título: Trigonometria utilizando o software cabri géomètre
Autor: Maciel, Viviane Barros
SILVA, Adriana Batista da
Civardi, Jaqueline Araújo
Barbosa, Katiuse Cabral
Reis, Maria Elidia Teixeira
Monteiro, Agner Candida B.
Silva, Regina Efigênia de Jesus
Silveira, Graciele Paraguaia
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar o relato de uma experiência pedagógica em que tratou-se de ensinar a trigonometria utilizando o software Cabri Géomètre. Tal experiência pautou-se em uma proposta que tinha como objetivos levar o aluno a: i) relacionar o conteúdo de semelhança de triângulos com o das razões trigonométricas, obtidas e aplicadas a situações problemas de tipo reais e recreativos e ii) explicar oralmente e por escrito essas mesmas razões utilizando o software Cabri Géomètre. Tal proposta está inserida, no contexto, de uma pesquisa desenvolvida por integrantes do Núcleo de Investigação em Educação Matemática - NIEMAT, do Campus Avançado da Universidade Federal de Goiás em Jataí que buscam compreender as argumentações geométricas, desenvolvidas por alunos do ensino fundamental, em duas situações de aulas distintas: uma em que professor responsável pela disciplina ministra as aulas de geometria e outra em que são os estagiários, licenciandos em matemática, assumem a regência de tais aulas.
Abstract: The article has objective to present a report of a pedagogyc experiene in wich will be taught trigonometry using the cabri géomètre software. This experience has suport in a proposition wich objectives are leting the student to: i) refer the triangle’s likeness contents with the trigonometrics quocient contents, resulted and aplicated to problems situations of real kinds and recreative and ii) explain orally and writting these same quocient using the cabri géomètre sftware. This proposition is inserted in the context, of a research developed by components of the investigation Nucleus in Mathematics Education – (NIEMAT – Núcleo de Investigação em Educação Matemática), from Campus Avançado de Jataí/Universidade Federal de Goiás, in Jataí, that seeks understanding the geometric arguments, developed by primary school students, in two diferente classes situations: one in wich the responsable maths teacher presents the geometry lessons, and another in wich the probationers are the ones, licensed in maths, assume the regency of these classes.
Palavras-chave: Geometria
Trigonometria
Problema
Informática
Cabri
Geometry
Trigonometry
Trigonometry
Informatic
Cabri
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: MACIEL, Viviane Barros; SILVA, Adriana Batista da; CIVARDI, Jaqueline Araújo; BARBOSA, Katiuse Cabral; REIS, Maria Elidia Teixeira; MONTEIRO, Agner Candida B.; SILVA, Regina Efigênia de Jesus; SILVEIRA, Graciele Paraguaia. Trigonometria utilizando o software cabri géomètre. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 1, jan./jul. 2005. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20399>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i1.181
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i1.181
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17162
Data de publicação: Jul-2005
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Viviane Barros Maciel - 2005.pdf249,75 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons