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Tipo do documento: Artigo
Título: Considerações sobre a acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais na sede do CAJ/UFG
Autor: Carvalho, Cíntia
Sousa Neto, Alípio Rodrigues de
Resumo: Este trabalho teve como finalidade verificar a acessibilidade oferecida pelo Campus Avançado de Jataí/UFG para receber alunos com necessidades especiais. Nesse sentido, buscou-se além de verificar as condições arquitetônicas, pontuar as condições pedagógicas, comunicacionais e humanas oferecidas ela instituição no atendimento aos alunos com necessidades especiais ingressos na universidade ou que poderiam vir a ingressar. Buscou-se com esse trabalho verificar se existe uma política de inclusão na instituição, uma preocupação dos cursos em garantir na formação dos futuros educadores, conhecimentos que os auxiliassem a lidar com a realidade da Inclusão nas redes regulares de ensino. Para obtenção desses dados foram necessários: Pesquisa bibliográfica; Observações no espaço físico arquitetônico da sede do CAJ/UFG; Entrevista para levantamento de dados que demonstrem ações e motivações dos professores/coordenadores e Direção diante do trabalho político, pedagógico e humano que requer o tema da Inclusão em todos os seus aspectos de abrangência nesta instituição de ensino e por ultimo, entrevista com aluna cadeirante (relato de caso) a fim de depreender essa realidade sob sua ótica.
Abstract: The aim of this work was to verify whether Campus Avançado de Jataí/UFG can be considered an accessible place to disabled students or not. Thus, besides trying to check if its architectural design fits them, we also tried to check if the pedagogical, communicational and humane conditions offered by this educational institution satisfy the disabled that are already studying at university as well as those ones who may seek entry into it. We also tried to check if there is a policy on the disabled’s inclusion in this university and if each School guarantees that those who intend to be educators in the future will gain here knowledge to help them in dealing with the disabled’s inclusion in regular schools. In order to collect this data, it was necessary to do a research on bibliography connected to the disabled, to observe the architectural features of CAJ/UFG (in its main building), to conduct interviews to collect data that shows how involved teachers, coordinators and the director act in the political, pedagogical and humane work required by the disabled’s inclusion in all of its aspects at this university and, at last, to do an interview with a wheelchair user who studies here (a case-study) with the purpose of understanding reality from her point of view.
Palavras-chave: Direitos humanos
Educação especial
CAJ/UFG
Acessibilidade
Inclusão
Human rights
Disabled people
Accessibility
Disabled’s inclusion
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: CARVALHO, Cíntia; SOUSA NETO, Alípio Rodrigues de. Considerações sobre a acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais na sede do CAJ/UFG. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 2, jan./jul. 2006. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20325/19138>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i2.186
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i2.186
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17165
Data de publicação: Jul-2006
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