Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17168
Tipo do documento: Artigo
Título: Ensino de leitura e interpretação textual a partir do texto “uma vela para Dario”
Autor: Silva, Sílvio Ribeiro da
Resumo: As atividades de leitura e interpretação de textos desenvolvidas em sala de aula seguem uma perspectiva decodificadora. Aos alunos são propostas questões cujas respostas são de fácil identificação no texto, não oferecendo desafios. A partir disso, este artigo apresenta a prática de ensino de dois professores de uma escola pública a partir de atividades de leitura e interpretação, elaboradas por eles, do texto Uma Vela para Dario. Observamos se os professores partiram de uma prática decodificadora de leitura, ou se apresentaram uma visão de leitura como um processo no qual deve ser construído um sentido.
Abstract: The reading and interpretation activities developed in classroom follow a decodificating approach. Teachers have their students answer questions whose answers are too easily identifiable in the text, not offering them any challenge. This article presents the teaching practice of two teachers from a public school based on reading and interpretation activities they elaborated on the text Uma Vela para Dario. I observed if the teachers either based themselves on a decodificating approach of reading, guided by a conception which sees the text as a heap of information and the reader as the mere responsible for the decodification of the linguistic signs, or if they presented a view of reading as a process in which meaning must be built up.
Palavras-chave: Leitura
Interpretação de Textos
Construção do sentido
Reading
Text interpretation
Construction of meaning
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: SILVA, Sílvio Ribeiro da. Ensino de leitura e interpretação textual a partir do texto “uma vela para Dario”. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 2, jan./jul. 2006. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20327/19140>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20327
Identificador do documento: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20327
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17168
Data de publicação: Jul-2006
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Sílvio Ribeiro da Silva - 2006.pdf271,6 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons