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Tipo do documento: Artigo
Título: Perfil dos diretores das escolas estaduais de ensino fundamental e médio na cidade de Jataí- Goiás
Autor: Carmo, Carmem Lúcia do
Souza, Ana Lúcia Rezende
Resumo: Um dos grandes desafios do mundo moderno é desenvolver a qualificação e o potencial das pessoas para se obter maior comprometimento com os resultados desejados. A educação, em especial a escola, não pode fugir desta regra, como toda instituição, precisa ser bem administrada para atingir seus objetivos. Esta pesquisa discute as ações administrativas dos diretores de escolas públicas estaduais do ensino fundamental e médio, na cidade de Jataí - Go. Tem o objetivo de analisar até que ponto a pouca familiaridade sobre funções da administração dificulta as atividades de um diretor. E ainda procura mostrar a importância da formação de conceitos da administração para o cargo de diretor escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória de caráter social, que envolve onze (11) diretores da rede Estadual de educação que passaram por um processo eletivo. A análise dos resultados colhidos através de questionário, envolveu questões de dimensões pessoais, administrativas, financeiras e jurídicas. Os resultados mostraram que poucos tinham conhecimento sobre as atividades de um diretor escolar; a maioria dos diretores apresenta dificuldades em trabalhar o planejamento financeiro da escola; a falta de organização e a dificuldade em administrar o tempo são as maiores dificuldades apresentadas pelos diretores e as principais causas das improvisações administrativas/pedagógicas que ocorrem na escola; o acompanhamento das atividades administrativas e pedagógicas é feito por terceiros; a maioria desconhece os princípios básicos que regem a administração pública. Em face à complexidade e as dificuldades apresentadas no desempenho do cargo de diretor, os resultados indicam que há necessidade do conhecimento de funções administrativas para o exercício do mesmo, sendo considerado pelos entrevistados, como imprescindível para o desempenho de suas atividades.
Abstract: One of the greatest challenges of the modern world is to develop the qualification and the potential of people in order to obtain more commitment with the desired results. Education, mainly at schools, can not be out of that rule: like all other institutions, it needs to be well run to reach its aims. This research discusses the administrative actions of principals in the state junior and high schools from Jataí – Goiás. It intends to analyses to what extension the shallow familiarity about functions of management prevents the activities of a principal. It also tries to present the importance of the formation of management conceptions to the position of a principal. It is a social exploratory qualitative research involving eleven (11) principals of the state school chain who went through an election process. Personal, administrative, financial and juridical questions were used for the analysis of the results. These results showed that most principals do not have previous knowledge about the duties of a principal, and that they have had difficulties working on the financial plan of their schools. They have claimed that the lack of organization and the difficulties in managing time are the main causes of administrative/pedagogical improvisations in school. They have highlighted that mediators have done the supervision of the administrative and pedagogical activities. They have also ignored the basics that guide the public management. It is concluded that, due to the complexity and the problems presented within the performance of the school-principal position, there has been the necessity of knowledge in administrative functions for their actual work. The interviewed consider this knowledge as crucial for the performance of their duties.
Palavras-chave: Gestão escolar
Planejamento
Organização
Liderança e habilidade gerencial
School management
Planning
Organization
Leadership and management skills
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: CARMO, Carmem Lúcia do; SOUZA, Ana Lúcia Rezende. Perfil dos diretores das escolas estaduais de ensino fundamental e médio na cidade de Jataí- Goiás. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 3, jan./jul. 2007. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20408/19160>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i3.203
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i3.203
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17182
Data de publicação: Jul-2007
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