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Tipo do documento: Artigo
Título: Reforma agrária nos livros didáticos de geografia
Autor: Costa, Mainara da
Moragas, Rosana Alves Ribas
Silva, Francis Borges da
Resumo: Reforma agrária é considerada uma mudança do estado agrário vigente, procurando-se o melhoramento das condições de vida da população rural. O presente artigo propõe uma reflexão de como a temática Reforma Agrária está sendo abordada nos livros didáticos de Geografia, partindo do pressuposto de que a reforma agrária é a modificação da estrutura agrária de um país ou região, com vista a uma distribuição mais igualitária da terra para a população. A análise feita em alguns livros didáticos mostra que o tema precisa ser mais discutido e mesmo melhor explorado em relação ao papel da Geografia, dando uma ênfase mais crítica e mais extensa em relação à temática proposta. Verifica-se que os temas são abordados em todos os livros pesquisados, porém de forma muito conceitual e sintetizada, não provocando nos alunos o interesse em discutir o assunto. Outros aspectos pouco abordados são os processos de estruturação dos assentamentos, que é um aspecto posterior e que dá continuidade ao processo de reforma agrária, e a importância da criação e manutenção de propriedades de agricultura familiar.
Abstract: Agrarian reform is considered as a change in the current agrarian situation and it aims at the improvement of the conditions of life of the rural population. In this article, we propose a reflection on the way in which agrarian reform has been dealt with in the Geography textbooks, based on the assumption that agrarian reform is the change of the agrarian structure of a country or region, to redistribute the agricultural lands in a more equal way. The analysis done in textbooks shows that this theme needs to be more discussed and better explored concerning the role of Geography, and it is necessary to highlight it in a more critic and extensive manner. These themes are addressed in all textbooks we have researched, but in a very conceptual and synthesized form, and, due to that, the students are not interested in discuss the issue. Other aspects insufficiently addressed are the process of structuring the settlements, which is a later aspect and gives continuity to the agrarian reform process, and the importance of the creation and maintenance of properties of family agriculture.
Palavras-chave: Reforma agrária
Livro didático
Concentração fundiária
Capitalismo
Geografia agrária
Agrarian reform
Textbook
Land concentration
Capitalism
Agrarian geography
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: COSTA, Mainara da; MORAGAS, Rosana Alves Ribas; SILVA, Francis Borges da. Reforma agrária nos livros didáticos de geografia. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 2, n. 5, jul./dez. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20423/19181>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i5.516
Identificador do documento: 10.5216/rir.v2i5.516
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17194
Data de publicação: Dez-2008
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