Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17199
Tipo do documento: Artigo
Título: Reflexões sobre escola e inclusão
Autor: Franco, Érika Maridelma de Lima Santos
Sousa Neto, Alípio Rodrigues de
Resumo: No transcorrer das últimas décadas do século passado, diversos movimentos sociais organizam-se trazendo à tona a discussão sobre as necessidades fundamentais do homem. As lutas destes movimentos sociais consubstanciaram-se nos direitos da criança e do adolescente, dos índios, das mulheres, dos negros, dos homossexuais, dos portadores de necessidades especiais, na luta pela preservação da natureza, contra a violência e por um mundo menos desigual. Nesse cenário histórico, emerge a luta pela inclusão de segmentos significativos da população no campo político, econômico, cultural e educacional. No campo educacional, a inclusão tem sido vista de maneira equivocada, o que tem levado os educadores a pensarem a inclusão somente das pessoas com deficiências físicas. A inclusão busca se opor a exclusão, privilegiando a igualdade dentro da instituição escolar, dando ênfase a uma educação que busque garantir a aprendizagem das pessoas que necessitam da mesma. A escola, para fazer frente às diferenças de cada aluno, deve reorganizar o trabalho pedagógico, trabalhando as diferentes formas de aprender e ensinar dentro de uma única sala de aula.
Abstract: Throughout the last decades in the last century, diverse social movements have been organized bringing the discussion on the fundamental needs of the man. The struggle of such social movements concretized in the rights of the children and teenagers, of the indians, of the women, of the black people, of the homossexuals, of the disabled people, in the fight for the nature preservation, against the violence and in favor of a less unfair world. In this historical context, the inclusion opposes to the exclusion highlighting the equality in the school, focusing on an education that seeks to guarantee the learning of people who need it. The school, in face of each learners' difference, has to reorganize the pedagogical work, dealing with the different forms of learning and teaching within a single classroom.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Diversidade sócio-cultural
Inclusive education
Socio-cultural diversity
País: Brasil
Instituição: José Sílvio Oliveira
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Regional Jataí (RJ)
Citação: FRANCO, Érika Maridelma de Lima Santos; SOUSA NETO, Alípio Rodrigues de. Reflexões sobre escola e inclusão. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 1, n. 4, jan./jul. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20403/19168>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i4.213
Identificador do documento: 10.5216/rir.v1i4.213
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/17199
Data de publicação: Jul-2008
Aparece nas coleções:RJ - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Érika Maridelma de Lima Santos Franco - 2008.pdf135,67 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons